Grupo Café com Filosofia – Phipsi

Início » Biografia » Carl Gustav Jung

Carl Gustav Jung

Jung

Carl Gustav Jung nasceu em 26 de julho de 1875 em Kesswil na Suíça, e morreu em 6 de junho de 1961 em Küsnacht, foi o fundador da Psicologia Analítica também conhecida como Psicologia Jungiana. Como estudante de medicina decide dedicar-se a Psiquiatria. Conduziu estudos sobre associação de palavras, que consistia em oferecer ao paciente uma lista de palavras e o mesmo por responder a primeira coisa que lhe ocorresse, no decorrer deste exercício os mecanismos de defesa já estão mais baixos, podendo emergir ideias de forma livre. Já nesta época Jung avaliava o ser humano em sua totalidade, propondo perguntas pertinentes ao ser humano como um todo, e não se restringindo aos sintomas em si.

Jung tem seu primeiro encontro com Freud em 27 de fevereiro de 1907, numa conversa que durou aproximadamente treze horas. Após esse encontro criaram um vínculo de amizade que durou aproximadamente sete anos, onde discutiram casos clínicos e trocavam informações sobre sonhos e análises. Em contrapartida tamanha afinidade e semelhança de ideias não escondiam suas divergências entre suas concepções teóricas. Jung rejeitava a teoria de Freud que todos os conflitos psíquicos estavam inevitavelmente atrelados a algum trauma de natureza sexual, bem como Freud não aceitava o interesse de Jung pelos fenômenos espirituais.

O ponto central da teoria de Jung é o processo de individuação, todo ser humano nasce com o potencial para o autodesenvolvimento, a individuação é a realização do self (si mesmo), é o tornar-se si mesmo, a união do inconsciente e consciente, enquanto o individuo atua inconscientemente, ele é escravo, age por instinto, quando é trabalhada essa consciência, há o equilíbrio, amplia a visão e dá o poder de escolha.

___________
Texto: Lúcia M. Silva
Bacharelanda em Psicologia (UNIBAN)

Anúncios

Artigos por Mês

Nossa Editora

Revista Sob Um Novo Olhar 2

Livro Filosofia & Educação

Radio Claretiana

CURSOS ONLINE

%d blogueiros gostam disto: