Grupo Café com Filosofia – Phipsi

Início » Resenha » ENSINANDO FILOSOFIA

ENSINANDO FILOSOFIA

EM BREVE, LANÇAMENTO DO LIVRO DO PROFESSOR DANILO FREIRE!

Apresentado originalmente como monografia ao departamento de Pós-Graduação em Psicopedagogia Institucional da Faculdade da Aldeia de Carapicuíba em 2009, o livro “Ensinando Filosofia através de Músicas, Jogos e Dinâmicas”, é fruto de um trabalho que desenvolvi no decorrer de nove anos de magistério, nos quais tive diversas experiências com alunos do Ensino Médio da Rede Pública do Estado de São Paulo e de dois anos em que lecionei na Rede Particular de Ensino.

O livro é dividido em dois capítulos, um sobre a experiência de ensinar Filosofia através da música, e outro apresentando os jogos e as dinâmicas como estratégias para o ensino da Disciplina.

No capítulo I “Ensinando Filosofia através da Música”, apresento minha experiência em um trabalho inovador, irreverente, interativo e fantástico, porque destaco os diversos momentos em que o processo de ensino-aprendizagem foi marcado pela música como ponte de ligação entre a realidade e a História da Filosofia, tornando-se um elemento essencial para a construção do conhecimento durante as aulas.

Neste primeiro capítulo, um item extremamente valorizado é o Protagonismo Juvenil, porque a cultura jovem e a participação nas aulas foram o ponto de partida na escolha das canções e o estabelecimento da sua ligação com a História da Filosofia, mostrando que essa área do conhecimento é um elemento fundamental na nossa vida, porque abre a nossa mente para novos horizontes e nos ajuda a enxergar o mundo com outros olhos, com o olhar da inteligência.

No capítulo II “Aprendendo Jogando”, ilustro um trabalho interativo, inovador, dinâmico, envolvente e encantador, desenvolvido paulatinamente através de diversas brincadeiras, jogos, atividades lúdicas e dinâmicas, que incentivam e motivam os alunos a tornarem-se protagonistas do próprio aprendizado. Tudo isso de uma forma alegre e descontraída, mostrando que é possível aprender brincando e brincar aprendendo, desde que o artista (o professor ) saiba conduzir o espetáculo e valorizar o seu público ( os alunos).

O livro é destinado aos professores de Filosofia, da Área de Ciências Humanas, alunos, ao público em geral e à todos aqueles que se interessam e se encantam com o trabalho  transformador que a Filosofia e a educação representam em nossas vidas. O Professor é o profissional da esperança, pois precisa estar sempre pronto a auxiliar o aluno na busca pelo conhecimento. O professor deve ser um parteiro de ideias, ajudar o aluno a criar suas próprias ideias e a construir o seu próprio aprendizado. E o fato de o docente diferenciar as suas aulas como é apresentado no livro, pode contribuir muito para despertar o interesse, a interação, a participação e a motivação dos alunos. A proposta deste livro é apresentar através de situações de aprendizagem desenvolvidas em sala de aula, ideias de como o professor pode diversificar suas aulas, sua didática, seu relacionamento com a comunidade escolar, através da música, de jogos e dinâmicas, sem perder o foco da sua principal missão, que é mostrar para seus alunos formas diferentes de ensinar, aprender, dialogar, ouvir, ler, escrever, construir e interagir, tudo de forma saudável, pautado no diálogo flexível e na construção de um aprendizado eficaz e consciente.

SOBRE O AUTOR: Danilo de Oliveira Freire nasceu em São Roque em 16 de junho de 1982. É Formado em Filosofia pelo Centro Universitário Assunção desde 2003. Em 2005 cursou como aluno especial a disciplina “A Configuração do Estado Monárquico no Século XIX e o Poder Moderador” e como ouvinte a disciplina “A Questão da Resistência Cultural e Artística Durante o Regime Militar Brasileiro (1964 – 1985)” ambas no Setor de Pós-Graduação do Departamento de História da Universidade de São Paulo. Em 2009 Concluiu a Pós-Graduação em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade da Aldeia de Carapicuíba com o trabalho monográfico “Músicas, Jogos e Dinâmicas como Estratégias para o Ensino de Filosofia no Ensino Médio”, grande inspirador desse livro. É professor de Filosofia na Rede Pública do Estado de São Paulo desde 2003, tendo lecionado na rede particular de ensino, na Escola Sagrada Família nos anos de 2007 e 2008, onde também desenvolveu diversas aulas diversificadas apresentadas nesse livro. Foi professor representante no Curso “Ensino Médio em Rede” e “A rede Aprende com a Rede”, ambos oferecidos pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Em 2008 ministrou a palestra “Novas Estratégias Para o Ensino de Filosofia” no Simpósio Multidisciplinar do UNIFAI. Também ministrou diversas palestras em simpósios e escreve em blogs e sites de Filosofia como “Mundo Filosófico” e “Café com Filosofia”, apresentando artigos e resenhas relacionados à Filosofia e o seu trabalho em sala de aula. É casado e tem um filho.

Anúncios

2 Comentários

  1. Marcia disse:

    Conhecendo o profissionalismo do autor, posso afirmar que a obra referida realmente possui grande qualidade.O professor Danilo Freire, sempre inovou, está a frente de muitos, possuidor de capacidade intelectual fantástica e de uma facilidade no trato com os alunos, seu jeito moleque ajuda-o a ser como disse “um parteiro de ideias”, faz com que o aluno crie, construa, arrisque, divirta-se formando de forma leve e genial seu próprio aprendizado.

  2. Marcus Vinicius disse:

    Bom dia, por favor me avise quando o Livro for lançado.

    Grato

    Pro. Marcus

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Artigos por Mês

%d blogueiros gostam disto: