Grupo Café com Filosofia – Phipsi

Início » Opinião / Crítica » Professores em Ação… Ação?

Professores em Ação… Ação?

Estamos em ação, é verdade. Mais em uma ação prática, cumprindo metas e cumprindo regras. Estão nos impondo tantas coisas que parecemos Charlie Chaplin no filme “Tempos Modernos”: apertando parafusos, fazendo sempre a mesma coisa e, para piorar, não estamos nos manifestando. Estamos sempre aguardando que alguém faça por nós, diga por nós, pense por nós. Sindicatos… Sinceramente não acredito mais que esse seja o único caminho. Precisamos ir na contramão e iniciarmos um movimento consciente para modificar a maneira de reivindicarmos. Os tempos são outros e as TIC’s (que correspondem a todas as tecnologias que interferem e medeiam os processos informacionais e comunicativos dos seres. Ainda, podem ser entendidas como um conjunto de recursos tecnológicos integrados entre si, que proporcionam, por meio das funções de hardwaresoftware e telecomunicações, a automação e comunicação dos processos de negócios, da pesquisa científica, de ensino e de aprendizagem), devem ser instrumentos pedagógicos sim, mas também meios de divulgação, de expressão de ideias, de movimentos organizados que possam nos dar a possibilidade de falar o que pensamos e os blogs podem ser ferramentas importantes.

Nem todos os colegas professores dominam a informática, mas é preciso aprender que essa ferramenta pode ser de extrema importância para validar as nossas contestações, caminhando para uma mudança no campo das ideias, mesmo que ainda não saibamos muito bem o caminho. É necessário começar o percurso para sabermos por onde ir. Se você, professor, tem um artigo (com autoria devidamente registrada), divulgue em  blogs de educação, em revistas educacionais, escreva cartas para os jornais, procure expandir aquilo que pensa. Pode parecer pouco, até mesmo uma bobagem, mas a palavra tem muito poder e, aliada aos recursos virtuais, ganham dimensão ainda maior. São muitos os professores que conhecemos, muitos professores que também estão sufocados querendo falar. Nas leituras que faço, observo que tem muito autor escrevendo o que devemos fazer em sala de aula, mas nunca deram aulas. Como então podem saber? Precisamos, nós professores, na prática diária do cotidiano escolar, escrever e publicar nossas ideias. Só reverteremos esse quadro de passividade quando começarmos a escrever aquilo que de fato fazemos em classe e que dá resultados.

Falar difícil, com um vocabulário técnico, já está provado que não funciona. Tem muita gente falando pra não ser entendido mesmo. Parecem sentir prazer nisso e ganham dinheiro as nossas custas. O pior é que tem professor que aplaude de pé em palestras nas quais o palestrante inicia dizendo que somos incompetentes e mal formados, responsáveis por tudo que está errado na educação e conclui dizendo que não sabemos o que fazemos. Quando os resultados são excelentes, são os assessores técnicos e toda aquela legião de pessoas que passam muito longe da escola quem ganha o reconhecimento pela qualidade do ensino. No entanto, quando os resultados não são tão bons, são os professores que erraram. O que é isso? Não vamos mais nos calar diante de tantos desmandos, vamos iniciar uma caminhada pensada e projetada. Com idas, vindas e paradas se for preciso, mas sempre expondo o nosso pensamento, promovendo discussões que promovam um repensar diário e uma construção segura da educação de qualidade que tanto almejamos.

________
Texto: Angélica Lourenço Pinto
Formada em Pedagogia

Anúncios

1 Comentário

  1. Parabéns minha cara colega espero encontrar mais professores que pensam como você, só assim é que poderemos ver um futuro promissor para a educação e para nossos alunos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Artigos por Mês

Nossa Editora

Revista Sob Um Novo Olhar 2

Livro Filosofia & Educação

Radio Claretiana

CURSOS ONLINE

%d blogueiros gostam disto: