Grupo Café com Filosofia – Phipsi

Início » Biografia » Abraham Maslow

Abraham Maslow

Maslow

Abraham Harold Maslow nasceu em 01 de abril de 1908 em Nova Iorque nos Estados Unidos, morreu em 08 de junho de 1970 na Califórnia nos Estados Unidos. Um dos fundadores da Psicologia Humanista, seu trabalho é uma coleção de pensamentos, opiniões e pressupostos de um sistema teórico plenamente desenvolvido, embora tenha apresentado sua teoria antes de ser reconhecida como conhecimento científico.

Depois do Doutoramento em Nova Iorque foi trabalhar no Departamento de Psicologia do Brooklyn College, em 1945 deslocou seu interesse para a Psicologia Social e da Personalidade, pois percebeu que a Psicologia pouco contribuiu para solucionar os problemas mundiais. De 1951 até 1968 foi coordenador do departamento de Psicologia na Universidade de Brandeis.

Maslow propõe que todo ser humano tem uma tendência inata a se atualizar, um impulso para usar todo o seu potencial. A auto atualização não significa o fim dos problemas, ao contrario, o crescimento pode trazer dor e sofrimento, enfrentar o ambiente com sucesso envolve choque e incerteza, a pessoa auto atualizadora saudável atrai essa situação a fim de explora-la com suas capacidades. No pensamento de Maslow a criança já nasce com esse potencial, e a sociedade, a educação e o aprendizado que vão inibindo o desenvolvimento do mesmo, como os pais que projetam suas expectativas nos filhos, e aquilo que conquistam nunca é o suficiente, dessa forma tornam-se pessoas inseguras.

Na teoria de Maslow os seres humanos possuem uma cadeia de necessidades que devem ser preenchidas para que possam emergir as necessidades auto atualizadoras, primeiro as necessidades preponderantes precisam ser satisfeitas como as necessidades fisiológicas (fome, sono, sede), após as necessidades de segurança (estabilidade, ordem), seguindo com as necessidades de amor e pertinência (família, amizades), as necessidades de estima (auto respeito e aprovação), e por fim as necessidades de auto atualização (desenvolvimento das capacidades). A Psicologia Humanista proposta por Maslow difere das demais linhas teóricas de forma a olhar o individuo por uma outra perspectiva, a de que todo ser humano tem uma tendência natural para o crescimento e auto realização.

___________
Texto: Lúcia M. Silva
Bacharelanda em Psicologia (UNIBAN) 

Anúncios

Artigos por Mês

%d blogueiros gostam disto: