Grupo Café com Filosofia – Phipsi

Início » Opinião / Crítica » Precisamos Salvar a Educação

Precisamos Salvar a Educação

Em nossa profissão de professor estudamos sempre. Alguns podem pensar que basta graduar-se, passar em um concurso ou conseguir empregarem-se em uma escola de qualquer rede que não há mais o que estudar. Mas não é bem assim, surgem cotidianamente desafios que os livros e cursos passados não nos bastam para conseguirmos alcançar nosso objetivo em sala de aula.

Acredito que este fato se dá por vários motivos, sendo alguns deles a constante e rápida mudança social e tecnológica dos últimos tempos. Como mudança social, me atenho às diferentes organizações familiares que existem até o momento, o que nos faz pensar e repensar com qual família estamos nos relacionado,a família que imaginamos em função de um modelo social ou a família que realmente existe,Precisamos entender o que ocorre, para assim trabalharmos melhor com nossos alunos, suas facilidades e dificuldades que podem surgir durante a vida escolar.

Quanto aos avanços tecnológicos precisamos acompanhá-los, mesmo que ainda tenhamos como instrumento de trabalho, basicamente, lousa, giz e apagador. Enquanto surgem jogos on-line educativos maravilhosos entre outras modernidades, pouco tempo nos resta para acompanhar estes avanços. Dependendo da carga horária do professor, os alunos são os que têm mais tempo de ter contato com os avanços tecnológicos.

Outra questão que vejo como fundamental são as posturas de governo em acabar com projetos voltados ao trabalho com estudantes que apresentam dificuldades em aprender. No livro “Professores reflexivos: artigos e relatos de quem vivenciam a prática educativa”, escrevi sobre a prática na Sala de Apoio Pedagógico, espaço onde trabalhei por vários anos. Esse espaço era a garantia de muitos estudantes poderem mostrar algo que conseguiam fazer, através desta produção, a professora trabalhava para que este estudante conseguisse avançar ainda mais; mesmo que fosse o mínimo comparado ao que sua turma já produzia. O processo de ensino e de aprendizagem é entendido como de mão dupla, ou seja, o aluno também ensina e o professor também aprende. Neste espaço com menos alunos, o nervosismo por não saber, a vergonha eram deixados de lado e sempre trabalhávamos de forma que todos pudessem sentir-se valorizados e aprendendo todos os dias. Periodicamente discutíamos os progressos dos estudantes juntamente com o professor da sala regular que ele freqüentava e com sua família ou responsável; procurávamos fazer um trabalho articulado com o olhar mais atento aos avanços produzidos e sempre apontando pra o crescimento destes estudantes. O governo resolveu mudar a proposta mantendo um espaço de Recuperação que não é com o mesmo fundamento da Sala de Apoio Pedagógico.

Quem é que vai trabalhar com este estudante da forma necessária? Não é atualmente no espaço da escola, pois a recuperação trata do que não foi alcançado em sala de aula e não de dificuldades anteriores. A população nunca vai entender por que o aluno é aprovado sem saber ler e escrever, culpabilizando, na maioria das vezes, os professores e a escola, nunca os projetos de governo que não atendem as necessidades e expectativas dos estudantes.

________
Texto: Sônia Kronka
Formada em Pedagogia / Pós-graduada em Psicopedagogia e Psicomotricidade

Anúncios

1 Comentário

  1. Regina Célia Mendes disse:

    É uma grande perda a extinção da sala de apoio que ainda conseguia “salvar” alguns alunos com grande dificuldade de aprendizagem, aqueles que necessitam de olhares diferenciados, tempo maior, dedicação maior.Realmente, é uma grande perda e a população nem se dá conta disto.Fica sempre a culpa só para a escola.Gostei da colocação da Professora Sônia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Artigos por Mês

Nossa Editora

Revista Sob Um Novo Olhar 2

Livro Filosofia & Educação

Radio Claretiana

CURSOS ONLINE

%d blogueiros gostam disto: