Grupo Café com Filosofia – Phipsi

Início » Artigos / Estudos » Linguagem, representação social.

Linguagem, representação social.

A maior invenção humana certamente foi a linguagem. É por meio dela que representamos para o mundo o que somos, pensamos e agimos. Para isso podemos utilizar as diversas linguagens existentes: imagética, corporal, verbal, etc. Sendo a linguagem verbal a mais complexa delas, seja em sua forma oral ou escrita. Seus elementos representam e estabelecem entre si a mesma ordem apresentada pela sociedade.

As palavras surgem por necessidade humana e, por necessidade humana, dividem-se morfologicamente (estudo das classes). Relacionam-se do mesmo modo que o homem se relaciona com o outro, com o mundo, consigo. O estudo da análise sintática comprova-nos essa teoria.

Os termos essenciais sujeito e predicado representam o homem e suas ações, sendo que o sujeito, aquele que pratica uma ação, mesmo ausente estabelece a concordância do predicado que o completa, as ações realizadas e as consequências dessas ações. As ações humanas perpetuam-se e determinam sua vivência, sua herança social e mesmo sendo ele ausente suas ações continuam a falar por ele.

Nossas ações nos integram socialmente, nos liga ao outro, direta ou indiretamente. Os termos integrantes possuem: os verbos, que representam nossas ações; os complementos verbais: objeto direto ou indireto, aqueles a quem afetamos, direta ou indiretamente; e os complementos nominais, os que se ligam a quem nós afetamos e os modifica, determinam como são ou mesmo quem são. E, por fim, os termos acessórios, representantes de tudo que é fútil, perecível, de tudo que podemos deixar para trás quando temos um objetivo, mas representante dos detalhes que nos diferenciam. São eles os adjuntos adnominais e adverbiais.

Logo, refletindo sobre as relações dos elementos da linguagem verbal percebemos a forma pela qual ela representa e explicita as relações sociais. Ou será mero acaso que a linguagem modifica-se com a mesma rapidez que modificam-se as relações humanas?

_____________
Texto: Daiana Fonseca
(Formada em Pedagogia, Letras e Filosofia)

Anúncios

2 Comentários

  1. fatima disse:

    Texto muito interessante pela simplicidade com que expõe um assunto que poderia ser considerado complexo…
    Gostei!

  2. Sônia Kronka disse:

    Poxa,muito bacana Daiana.Legal quando a gente lê alguma coisa e sente que valeu a pena!!! Parabéns,amiga !!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Artigos por Mês

%d blogueiros gostam disto: