Grupo Café com Filosofia – Phipsi

Início » Artigos / Estudos » Sobre o Nascimento da Filosofia

Sobre o Nascimento da Filosofia

Para podermos compreender melhor a questão do nascimento da Filosofia, precisamos retomar alguns pontos importantes da história da civilização grega. Precisamos atentar para pelo menos 4000 anos atrás. Voltar ao século 20 a.C.

A Grécia costuma ser dividida em quatro grandes períodos. O primeiro período vai do século 20 a.C até o século 12 a.C. Esse período é chamado de pré-homérico e compreende o inicio da formação definitiva da civilização grega. Por volta do século 12 a.C a invasão dos Dórios atacando os povos Aqueus fizeram com que a população fugisse dos centros para o interior das cidades. Esse fato gerou a primeira diáspora grega. Nesse período houve a formação dos Genos. Com os Genos é marcado o fim do primeiro grande período dando inicio ao período homérico. O nome deste é assim atribuído, devido ao fato de o que sabemos sobre esse período está narradas na Ilíada e na Odisséia, poesias atribuídas ao poeta Homero.

Os Genos eram uma espécie de grande família – um clã com regime patriarcal. Liderados sempre pelo homem mais velho, tinham terras férteis. Do século 12 ao 8 a.C os Genos passaram por um crescimento populacional muito forte. Eles não tinham subsídios suficientes para as famílias. Isso levou ao separamento das famílias, privatização das terras, o que gerou diferenças de classes e sociais. Houve também o principio da escravidão.

Com o isso tivemos o surgimento da Polis (cidades-estados). Assim começa no século 8 a.C o período arcaico. Esse período marca o inicio da colonização grega em cidades vizinhas. Surge o alfabeto grego, dando assim um avanço significativo em relação à cultura. Isso marca o começo da Literatura e da Filosofia. Assim por volta do final do século 7 a.C começo do século 6 a.C temos o inicio do período clássico. Surge durante esse período à forma de pensar critica, abandonando gradualmente a aceitação pura e completa do mito. Surge assim a Filosofia.

__________
Texto: Erisvaldo Correia
(Licenciando em Filosofia) CEUCLAR-SP

Anúncios

2 Comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Artigos por Mês

%d blogueiros gostam disto: