Grupo Café com Filosofia – Phipsi

Início » Artigos / Estudos » A Fé e seus efeitos colaterais

A Fé e seus efeitos colaterais

Fé, Poder e Politica
Fé ou Ilusão? A religião é um fenômeno cultural cujo objetivo é dar explicações às coisas intangíveis, serve também como pilar motivacional e estabelece a ordem dentro da comunidade, como se fosse uma base geral ao qual todo o ser humano deve seguir, resultando num código de manipulação implícito. Afinal o que são 30 anos de detenção por cometer um homicídio comparado à eternidade no inferno?

Há muitos séculos, a relação dos sistemas de governo com a religião, sempre esteve intimamente ligada. A Igreja usufruía a influencia do Estado e vice-versa. Não havia limites entre uma instituição e outra, até ocorrer o rompimento. Entretanto o sentimento de dever, obrigação e a obediência continuaram existindo para ambos.

É impossível não reconhecer o papel da religião na cultura, como confortar, apoiar, dar esperanças, impulsionar as pessoas a realizarem seus sonhos. Tendo em vista as funções citadas anteriormente, ainda existem pessoas que lidam com a religião como um sistema de governo, como era antigamente, incluindo impostos sobre renda, e se houver a necessidade, rumam aos campos de batalha, isto sem citar a condenação aos passos da ciência, que ocorre há vários séculos. Embora a real intenção seja proteger as belas histórias em que acreditam, não resultando no fim de sua crença.

A mesma confusão existe para com o governo, só que ao contrário, o povo espera que o governo atenda as suas preces, sem buscar os seus direitos, simplesmente com uma fé inerte e silenciosa.

Não existem contra-indicações para o uso da fé, a mais saudável é a fé em si mesmo.

A crença no divino, não prova a sua existência, só prova a existência da fé. Adão e Eva ou Big Bang? Talvez nunca possamos responder a esta pergunta. “É uma questão de fé”, é o tipo de resposta que ouvimos freqüentemente, ou seja, basta acreditar que isso seja assim para que se torne verdade para você.

Pode não ser cientificamente comprovada, mas ela acaba se tornando realidade no universo de quem crê.

_________
Texto: Lúcia Maria Silva
Bacharelando em Psicologia (Uniban) 

Anúncios

4 Comentários

  1. Lando disse:

    O que é fé ? fé é acreditar. A fé no caso nos remete a religião, credos, doutrinas. Acreditar é acreditar em algo que nos convença, mas acreditar é também emitir vibrações mentais positivas que por sua vez atua atraindo ou repelindo por afinidades.
    Aquele que emite e vibra pensamento positvo em função de algo que deseje para si, seja material ou abstrato, esta de alguma forma usando a fé a seu favor.
    Então que a fé seja sempre bem vinda, Não necessariamente em função doi credo no céu ou inferno.
    Há de levar em conta ainda, que a fé em algumas doutrinas, como a doutrina Kardecista por exemplo é tratada como energia de sintonia e de recepção de acordo com a emissão. Considerando-se que a materia não existe, posto que tudo o que vemos e tocamos tem como base o atomo que nada mais é que energia, há de se considerar mais seriamente a fé (acreditar).
    Tenhamos mais fé e conquistaremos mais e melhor.

    • Luiz Claudio disse:

      O que foi dito pela Lucia Maria, fás sentido se olhado para o lado materialista, e não pelo lado espiritual. Meu caro Lando, o seu comentário foi infeliz e faço das palavras do Willian Pereira as minhas.

  2. Um artigo raso e ilusório que nem chegou sequer a arranhar a complexidade do assunto.

    Um pouco infeliz em suas colocações, deixando transparecer o olhar perspectivo de alguém que o contempla de longe.

    Abraços;

    Willian

  3. Anderson Bentes disse:

    Concordo com o Willian, você foi muito infeliz em suas colocações, talvez precise estudar um pouco mais sobre o assunto antes de publicar em um site

    Abraços

    Anderson

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Artigos por Mês

%d blogueiros gostam disto: