Grupo Café com Filosofia – Phipsi

Início » Artigos / Estudos » Um pouco sobre o Racionalismo

Um pouco sobre o Racionalismo

descartesRené Descartes nasceu na França em 1596 e morreu na Suécia em 1650. Estudou Jurisprudência e serviu o exército. Sua principal obra é o Discurso do Método publicado em 1637. É considerado por muitos o pai da Filosofia Moderna e do Racionalismo.

O Racionalismo defende o sistema da realidade como racional, ou seja é conhecido por meio da Razão. Em nosso dia-a-dia, a palavra razão aparece em diversas situações e momentos diferentes, podendo até mesmo significar aspectos diferentes. Mas razão é a capacidade Mental que o homem possui para conhecer as coisas.

Descartes acreditava que o único meio seguro, ou seja, o único caminho que podemos utilizar para se chegar ao conhecimento verdadeiro era usando nossa Razão. De certa forma isso se dá até pelo fato de que Descartes sempre buscou bases para um conhecimento seguro, ou seja, que estivesse acima de qualquer tipo de duvida racional. Foi assim que ele formulou seu pensamento do cogito. Ele propôs a duvida em cima de todas as coisas, menos em cima de nossa capacidade de pensar. Podemos pensar e duvidar de tudo, mas se estamos pensando acerca das coisas, e duvidando delas ao mesmo tempo, não podemos duvidar de que somos seres pensantes. Então se Penso, logo Existo. Descartes como Sócrates e Platão, vê relações entre o pensamento e a existência. Quanto mais evidente for determinada coisa ou objeto para o pensamento, muito mais será certo o fato de esse objeto ou coisa existir.

Platão considerava mais real, mais seguro da verdade o que podemos conhecer com nossa Razão do que aquilo que conhecemos ou percebemos com nossos sentidos. Para os racionalistas, isso é valido. Não podemos confiar em nossos sentidos, pois eles podem nos enganar. Assim os racionalistas acreditam que a única forma segura de se chegar ao conhecimento é a Razão.

__________
Texto: Erisvaldo Correia
(Licenciando em Filosofia)
 CEUCLAR-SP

Anúncios

1 Comentário

  1. Valdério disse:

    São comentária ótimos para quem esta iniciando e conhecendo a filosofia e ao mesmo tempo, questionando saberes, que até então eram verdades absolutos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Artigos por Mês

%d blogueiros gostam disto: