Grupo Café com Filosofia – Phipsi

Início » Artigos / Estudos » ÉTICA E SUA APLICAÇÃO NA PRÁTICA DA VIDA

ÉTICA E SUA APLICAÇÃO NA PRÁTICA DA VIDA

A ética aplicada será possível, quando passar da ação individual para a coletiva, porque ela se fundamenta na orientação de diferentes âmbitos da vida social, política, econômica empresas, medicinas, engenharia genética, tratando as pessoas como fins em si mesmos e não como simples meios, mas como diálogos que devem ajudar os diferentes tipos de atividades, levando em conta suas próprias exigências morais.

E como fazer no âmbito político?

O atual cenário da política brasileira está à mercê ao ver de modelos não éticos, bem como nem sempre aplicam as leis sugeridas, deveriam sim ser o exemplo de virtudes, mas alguns deles que foram eleitos pelo povo, se iludem pela venda de voto, alimentação, refiro-me as classes, mas pobres de periferia, ou aqueles que se se baseiam em seus interesses próprios.

Infelizmente, algumas pessoas não sabem o que é o poder político, diante de pessoas despreparadas.

Será que todos estão preparados para exercer com ética e aplicar seus valores dentre de uma sociedade?

Quais serão os seus valores, o bem do povo e da nação, ou clientelismo que vai se fundamentando numa oligarquia política.

Até onde começa estes princípios e onde estão os valores que o homem de bem deveria proceder no mundo em que vivemos.

Está semana foi aprovada uma lei, para a cirurgia de troca de sexo, porque foi feito uma pesquisa, que a alguns homossexuais ficavam deprimidos.

Eu fico a pensar, tanta lei importante, tantas pessoas necessitando de transplantes ou cirurgias bem, mas complexas.

E os nossos políticos no exercício da cidadania, no ato da ação, estabelecem uma lei, nesta ordem, que a meu ver não prioridade.

Existem situações, que são mais importantes: A fome, a miséria no âmbito social.

Hoje estamos passando, pelo aumento da alimentação, tendo em vistas que á um grande aumento nos produtos, feijão e o arroz, são um deles.

Além disso, o governo deveria incentivar a cultura nas escolas numa ação popular, bem como a saúde, e pesquisas no âmbito da AIDS, do Câncer, e alia estabelecer um combate a dengue eficaz numa epidemia que tomou a cidade do Rio de Janeiro este ano, uma metrópole que perdeu o controle dos pontos, mas críticos da cidade.

Penso que a Ética deveria ser aplicada aos valores, morais e sócias em beneficio da sociedade.Se estivesse à frente deste processo no Congresso Nacional, procurei fazer projeto, bem o como a Reforma Política no Judiciário.

No sentido que a justiça em nossos pais é considerada falha > Exemplo: Um ladrão de galinha rouba e vai preso, é crime eu sei que é, mas a justiça peca na avaliação dos casos. Um traficante terrível como Beira – Mar é tratado com segurança máxima e com todas as regalias de um rei por quê? Ele compra os próprios soldados que ganham mal e se rendem aos prazeres do dinheiro sujo, vindo das desgraças de famílias alheias.

Diante disto, eu procuraria avaliar as causas simples que não envolve atrocidades e barbárie e severidade para casos violentos através da prisão perpétua.

Assim como a retirada dos bens dos traficantes, criando uma instituição para menores, priorizando e resgatando uma educação de qualidade trazendo a identidade para estas pessoas.

Tentar reconstruir uma nova visão de mundo a estes indivíduos, trazendo quem sabe o equilíbrio social.Sendo tratados de fato como cidadãos longe do vicio e do meio onde estabeleceram vínculos com tráfico. Acredito que seria trabalho duro e árduo, com parceria da Policia Federal, Terapeutas, Psicólogos, Filósofos Clínicos, Sociólogos, Antropólogos, estabelecendo uma parceria, que poderia sem duvida amenizar a dor e transforma-los em cidadãos, que sairiam da sombra a caminho do sol, assim a ética é aplicada quando se pensa no outro como filho de Deus irmão nosso na jornada terrena.

Quem sabe o prisma de uma nova moral surgiria, trazendo as virtudes que nascem com o homem e que forma perdidos no meiosocial.

Uma sociedade pode ser construída mesmo em dia de tempestade, basta querer, sonho pode ser transformar em realidade é isto que desejo para nossa atual política o melhor baseado na ética aplicada com amor, a todos os seres vivos.

_______
Texto: ElizangelaAlves Santana
Formação Pedagoga Pela Udesc .Universidade Do Estado Em Santa Catarina , Especialista Em Educação E Filósofa Clinica Em Formação
É Concluinte EmFilosofia Pelo Instituto Packter
Enviado por Fabio Gabriel. 

Anúncios

6 Comentários

  1. webcorreia disse:

    Maravilhoso esse texto!

  2. Minha querida Elizângela,

    Você intelectualmente é uma joia rara que tá sendo polida.
    Bom texto. Parabéns! Estou orgulhoso de você
    Continue sempre crescendo.
    Grande beijo no teu coração.

  3. Gabriel Chagas e Alexsandro Costa disse:

    por favor escreva ate sexta de manha algo que tem haver com etica

  4. Gabriel Chagas e Alexsandro Costa disse:

    Escreva algo q eu entenda

  5. randlielli ramires disse:

    gostei muito, achei o que eu queria. Procurei em muitos lugares e so aqui eu achei. Ótimo, amei.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Artigos por Mês

%d blogueiros gostam disto: