Grupo Café com Filosofia – Phipsi

Início » Artigos / Estudos » A Caverna do Dragão e a Politica!

A Caverna do Dragão e a Politica!

Quem não se lembra da Caverna do Dragão? Aquele desenho em que um grupo de jovens tentava escapar de um mundo estranho em que foram parar depois de entrarem em uma montanha russa?

Tinha o Vingador, ele era o mal. Tinha também o Mestre dos Magos, este representava o bem, mas sempre dava dicas inúteis para os jovens encontrarem o caminho de volta para a casa.

Até aí nada é novo, mas existe uma lenda urbana que diz que a Caverna do Dragão era na verdade um jogo de RPG, na qual os jovens descobrem no final do jogo que eles morreram em um acidente na montanha russa. Eles estariam no inferno, e o pior de tudo, o Mestre dos Magos e o Vingador seriam na verdade a mesma pessoa, o Diabo.

A política brasileira é mais ou menos uma Caverna do Dragão. PT e PSDB são na verdade a mesma coisa. Tanto que em Minas Gerais eles já se uniram. O PT chega a ser ainda pior, pois age como o Mestre dos Magos, fingindo-se de amigo e dando uma esperança falsa para a classe trabalhadora.

Recebi esse texto em um informativo chamado O Espectro e achei interessante fazer aqui em nosso site um comentário a respeito dele, pois é de extrema importância que os cidadãos brasileiros saibam como funciona o mundo da política, que conheçam os partidos e, sobretudo, as pessoas nas quais depositam a sua confiança. Realmente esse texto nos faz refletir sobre muita coisa errada que acontece em nosso país e muitas vezes nós nem percebemos.

Agora eu gostaria de encerrar esse texto com alguns questionamentos para os visitantes.

Qual criança da minha geração não teve a oportunidade de assistir um episódio da Caverna do Dragão e ficar triste pelo fato daqueles jovens nunca encontrarem o caminho de volta para a casa? Eu mesmo me lembro de inúmeras vezes em que chorei de tristeza pela dor e pelo sofrimento deles.

E hoje, quantos de nós temos a oportunidade de conhecer a política brasileira? E muitas vezes somos até omissos em nossas atitudes e nem sequer nos preocupamos em acompanhar os noticiários, ou tentamos fazer algo para melhorar a situação de alienação que vivemos. Hoje em dia é muito mais cômodo falar sobre a corrupção na política sem ao menos conhecê-la, assistir a um noticiário e logo já formar a sua opinião sem antes problematizar o assunto abordado. Será que estamos perdendo o nosso senso crítico, ou a nossa capacidade de refletir e problematizar as coisas? Será que estamos como os jovens da Caverna do Dragão acreditando em um Mestre dos Magos ou em um Vingador, que na verdade são a mesma pessoa e apenas confundem as nossas idéias? Se somos dessa forma, ficaremos como os jovens da Caverna do Dragão, sempre buscando uma saída , mas nunca a encontraremos.

Por isso, se você caro visitante quer viver em um país melhor, comece a mudança você mesmo, faça a diferença, faça a sua parte, pois se cada um fizer a sua parte, com certeza a nossa realidade irá melhorar, mas se ficarmos acomodados esperando pelos outros, passarão anos e a situação será sempre a mesma.

Pensem nisso.

______
Texto: Danilo Freire
(Graduado em Filosofia) UNIFAI 

Anúncios

3 Comentários

  1. Carmem Mouzo disse:

    Caro Danilo, muito bom o uso da história do desenho como metáfora da situação em que encontramos a juventude e a questão politica em nosso país. Bom seria, como sugestão, que vc falasse um pouco sobre o que é cidadania e a sua importância na vida de cada um e, consequentemente, também do seu grupo social. Como pensar de forma cidadã, como agir e interagir.

    Abração

  2. Professor Danilo Freire disse:

    Muito obrigado pela dica Carmem. Pode deixar que vou escrever um artigo falando sobre cidadania e participação cidadã. O que cada um pode fazer para tentar melhorar a situação do nosso país.
    Abração.

  3. MaRcOoLa disse:

    Nossa tudo isso eh verdade

    Por isso Eu voto nulo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Artigos por Mês

%d blogueiros gostam disto: