Grupo Café com Filosofia – Phipsi

Início » Artigos / Estudos » Eleição x Escola; Problema!

Eleição x Escola; Problema!

O Artigo a seguir é um crítica em resposta urgente as ultimas Eleições Municipais!

Um dia de eleição é mais importante do que 200 dias letivos

Sou professor há cinco anos e venho por meio deste artigo, manifestar a minha indignação em relação ao descaso das autoridades com os professores e os alunos da escola pública no Brasil, pois no dia 5 de outubro, foram realizadas em todo o país as eleições municipais e, para que tudo ficasse do jeito que os nossos candidatos e eleitores quisessem, as escolas foram limpas, as instalações elétricas foram reparadas, tudo para que tivesse tudo perfeito para a instalação das urnas elétricas e a comodidade dos eleitores.

Como professor convivo diariamente com problemas relacionados à infra-estrutura, como por exemplo, iluminação precária. Como você caro visitante do nosso site, se sentiria ao ter quelecionar no período noturno com a sala praticamente escura?

Outro agravante são as tomadas que não funcionam. Como você se sentiria querendo dar uma aula diferente com um aparelho de som, para utilizar uma música para destacar o conteúdo trabalhado em sala de aula, e na hora que você ligasse o aparelho percebesse que a tomada não funciona e passasse uma vergonha na frente dos alunos?

Esses exemplos utilizados acima, foram apresentados para que o povo brasileiro possa olhar para o descaso das autoridades com a escola pública, com os professores e alunos que vão para a escola que muitas vezes tem uma lousa toda danificada, as paredes pichadas pelos próprios alunos, pois o professor convive todos os dias com situações de vandalismo, indisciplina e agressões físicas e morais. Muitos alunos tem o prazer de ir para a escola para destruir mesas e cadeiras, desrespeitar o professor que é um ser humano, é um missionário que vai para a escola com o objetivo de ensinar a eles coisas boas para a sua vida social, enquanto muitos olham para o professor e enxergam um inimigo, quando na verdade é o contrário. O professor é um amigo bem intencionado que quer o bem dos seus alunos, mas o governo coloca nas costas dele, a culpa pelo fracasso do sistema educacional brasileiro.

Caros visitantes. Estamos vivendo uma grande crise de valores, na qual o ser humano é tratado como lixo, como cachorro. Estamos perdendo a nossa identidade de pessoas que devem lutar pelo bem, para pensar em maltratar o outro, desrespeitar nosso próximo seja ele quem for (pai, mãe, irmãos, professor). Muitas vezes eu me pergunto: Quando isso vai acabar? Em que mundo viverá meus filhos e netos? Por que as pessoas são tão violentas com as outras? Será que somos humanos ou nos tornamos humanos?

Penso em tudo isso diariamente ao entrar na escola, ao olhar para os meus alunos e ver que embora tudo pareça perdido, resta em mim uma esperança, que está exatamente na minha profissão. O professor é o homem da esperança que leva diariamente aos alunos um pouco de vida, de bondade, de afeto, pois cabe a nós professores, orientar o pensamento desses nossos jovens no caminho certo, para que eles possam contribuir para melhorar o nosso país.

Quero encerrar este texto com um apelo às autoridades constituídas, para que elas valorizem mais o professor, a escola pública e, sobretudo invistam na família, pois é no seio familiar que o ser humano tem a sua primeira etapa educacional, e esta é o alicerce para as demais etapas da vida. Pois o que será do professor sem a ajuda da família na educação das nossas crianças e dos nossos jovens? O que será das nossas escolas se nossas autoridades só se preocuparem com a sua limpeza, manutenção e investimento em período eleitoral?

Pense nisso.

______
Texto: Danilo Freire
(Graduado em Filosofia) UNIFAI 

Anúncios

1 Comentário

  1. Rodrigo de Oliveira Freire disse:

    A triste realidade da sociedade em que vivemos hoje, é reflexo de décadas de falta de investimento por parte do Poder Público em Educação e Formação Social, fazendo com que vivamos hoje momentos de puro egocentrismo e consumismo, fanatismo religioso distorcido e violência, e tudo isso empurrado goela abaixo pelos veículos de comunicação. As pessoas precisam formar opiniões próprias e refletirem bem , a respeito do futuro, e não deixar de acreditar em melhorias, como os professores tem feito. A Educação é a base de um futuro melhor para nossa sociedade, e mesmo sem investimento e apoio do poder público, não podemos nos curvar e perder a esperança de ver um dia , uma sociedade mais compreensiva e menos violenta. Façamos como os professores, podemos contribuir simplesmente nos relacionando melhor uns com os outros, sendo solidários, controlando nosso egocentrismo, e principalmente, exercendo o poder do voto de maneira correta. Sejamos também “professores” no dia a dia, assim estaremos ajudando os educadores que hoje tentam melhorar a qualidade de ensino nas escolas públicas sem apoio nenhum do governo. Nós podemos ajudá-los.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Artigos por Mês

%d blogueiros gostam disto: