Grupo Café com Filosofia – Phipsi

Início » Resenha » Jango – Resenha

Jango – Resenha

JANGO: UM PERFIL (1945-1964)

Em uma data muito importante, no ano em que o povo brasileiro comemorou, mesmo sem ter o que comemorar, os quarenta anos do golpe militar de 1964, o historiador e professor universitário Marco Antonio Villa, publicou pela Editora Globo, o seu livro Jango: um perfil (1945-1964)[1], no qual aborda a vida de João Goulart em sua trajetória de 1919, ano do seu nascimento até a sua deposição emabril de 1964, quando os militares assumiram o governo brasileiro, colocando fim ao período democrático iniciado em 1946 após o fim do Estado Novo.

A obra é dividida em sete capítulos, nos quais o autor escreve sobre a vida pessoal de João Goulart, seu envolvimento com mulheres, o gosto pelo consumo de bebidas alcoólicas e a grande amizade que tinha com Getúlio Vargas, esta que foi fundamental para o seu ingresso na política. O objetivo de Marco Antonio com o livro, não é reescrever a história do populismo, e sim contar o trajeto de Jango desde o seu nascimento até a sua deposição em 1964. Por isso, o personagem central do livro é João Goulart. As datas constadas no título do livro estão relacionadas ao ingresso de João na vida política (1945) e à sua queda (1964).

No primeiro capítulo, o historiador apresenta uma pequena biografia de Jango, salientando a amizade com Getúlio Vargas que o indicou pessoalmente para a presidência do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Após isso, relata os principais momentos da década de 50 e a relação dos acontecimentos com a vida de João.

O segundo capítulo “Vamos jangar”, o autor consagra à crise da renúncia de Jânio Quadros, a tentativa de golpe que tinha por trás da renúncia, a mobilização militar para impedir a posse de Jango como Presidente da República e, finalmente, a sua posse, não em um regime presidencialista, mas parlamentarista, no qual o presidente governa com poderes reduzidos e quem tem mais poder para governar é o primeiro-ministro, que nessa ocasião era Tancredo Neves.

Nos capítulos 3, 4 e 5, Marco Antonio Villa disserta sobre o período parlamentarista, enfatizando a antecipação do plebiscito no qual a população decidiria o futuro do país através de duas opções: a manutenção do parlamentarismo ou a volta do presidencialismo, para 1963. A vitória foi do presidencialismo e o presidente reassumiu os seus poderes.

No sexto capítulo “Reforma ou golpe ?”o historiador aborda os primeiros três meses do ano de 1964 até o comício das reformas, realizado no dia 13 de março, no qual Jango anunciou as reformas de base. No último capítulo do livro, são relatados os acontecimentos entre o dia 15 de março, quando o Congresso Nacional foi reaberto e a primeira quinzena de abril, quando deposto, João exilou-se no Uruguai.

O livro é importantíssimo, pois retrata um período da história brasileira que muitos de nós não vivemos e muitas vezes ouvimos falar de forma equivocada, mas que o historiador Marco Antonio Villa estudou profundamente e, como resultadode suas pesquisas, publicou sua obra para que todos tenham a oportunidade de ler. Aliás, ler sobre o assunto abordado no livro faz bem a todos aqueles que desejam conhecer um pouco mais sobre o governo João Goulart, pois o autor enfatiza que em vários momentos da sua trajetória como presidente, Jango ameaçou a nação com um golpe de estado, que de fato ocorreu, mas contra ele e, sobretudo, contra a democracia e as liberdades do povo, trazendo sérias conseqüênciaspara o desenvolvimento político, social, econômico e cultural do Brasil nos vinte e um anos em que vigorou o Regime Militar.

——

[1] VILLA, Marco Antonio. Jango: um perfil (1945-1964). São Paulo: Globo, 2004.

______
Texto: Danilo Freire
(Graduado em Filosofia) UNIFAI 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Artigos por Mês

%d blogueiros gostam disto: