Início » Artigos / Estudos » O Mito da Caverna

O Mito da Caverna

Imaginemos uma caverna separada do mundo externo por um alto muro. Entre o muro e o chão da caverna, há uma fresta por onde passa um fino feixe de luz exterior, deixando a caverna na obscuridade quase completa. Desde o nascimento, geração após geração, seres humanos encontram-se ali, de costas para a entrada, acorrentados sem poder mover a cabeça nem locomover-se, forçados a olhar apenas a parede do fundo, vivendo sem nunca ter visto o mundo exterior nem a luz do sol, sem jamais ter efetivamente visto uns aos outros nem a si mesmos, mas apenas sombras dos outrose de si mesmos porque estão no escuro e imobilizados.

Abaixo do muro, do lado de dentroda caverna, há um fogo que ilumina vagamente o interior sombrio e faz com que as coisas que se passam do lado de fora sejam projetadas nas paredes do fundo da caverna. Esses prisioneiros tomam as sombras por realidade. Um deles, inconformado com a condição em que se encontra, decide abandoná-la. Fabrica um instrumento com o qual quebra os grilhões. De início, move a cabeça e depois o corpo todo. A seguir, avança em direção ao muro e o escala. Enfrentando os obstáculos de um caminho íngreme e difícil e sai da caverna. No primeiro instante, fica totalmente cego com a luminosidade do sol, com a qual seus olhos não estão acostumados. Enche-se de dor por causa dos movimentos que seu corpo realiza pela primeira vez e pela luz do sol muito mais forte do que a luz do fogo que tinha na caverna.

Sente-se dividido entre a incredulidade e o deslumbramento. Incredulidade porque será obrigado a decidir onde se encontra a realidade: no que vê agora ou na caverna em que vivia. Seu primeiro impulso é voltar para a caverna para livrar-se da dor e doespanto, atraído pela escuridão que lhe parece mais acolhedora. Além disso, precisa ver e esse aprendizado é doloroso, fazendo-o a desejar a caverna, onde tudo é familiar e conhecido. Sem disposição para regressar a caverna permanece no exterior. Aos poucos vai se familiarizando à luz e começa a ver o mundo. Encanta-se com o mundo real e descobre que a vida toda o que via era apenas sombras. Decide voltar para a caverna para libertar os amigos.

O que acontece nesse retorno? Os demais companheiros zombam dele e tentam espancá-lo. Se mesmo assim ele afirma o que viu e os convida a sair da caverna acabam por matá-lo. Mas, quem sabe, alguns podem ouvi-lo e, contra a vontade dos demais, também decidir sair da caverna rumo à realidade?

Após a leitura do texto, convido você caro leitor, a ler as questões apresentadas abaixo, e refletir um pouco sobre o Mito da Caverna de Platão, e ver como os ensinamentos desse filósofo podem nos ajudar muito em nossa vida cotidiana, sobretudo no que se refere à libertação da caverna, ou seja, da passagem do senso comum para o senso crítico.

Reflexão sobre o texto

1) Nasua opinião , o que a caverna simboliza? Nos dias de hoje o que poderíamos chamar de caverna?

2) Na sua opinião, o que a luz do sol simboliza? Nos dias de hoje o que poderíamos chamar de luz do sol?

3) As informações que recebemos pela televisão ou pela Internet são plenamente confiáveis? Será que elas não podem nos deixar mais alienados?

4) De que forma nós podemos nos libertar da nossa caverna da alienação?

5) O que você faria se fosse o prisioneiro da caverna que conseguiu se libertar? E o que faria se fosse o prisioneiro que não conseguiu se libertar?

______
Texto: Danilo Freire
(Graduado em Filosofia) UNIFAI 

About these ads

22 Comentários

  1. Claudio Souza disse:

    Muito bom esse texto onde procura explicar detalhadamente a passagem do livro da republica de Platão.

    Parabéns.

  2. BIANCA disse:

    EXCELENTE PARA FAZERMOS UMA REFLEXAO DE NOS MESMO E SOCIEDADE EM QUE VIVEMOS.PARABENS.

  3. Professor Danilo Freire disse:

    Obrigado pelo elogio Bianca.Realmente escrevi esse texto para que as pessoas reflitam sobre si mesmas e a sociedade da qual todos nós fazemos parte.
    Um abraço.

  4. cilmara disse:

    hoje o mito da caverna representa muito bem a ingnorância, falta de conhecimento e desenteresse em reflete sobre a vida e humanidade.
    (Estou no 1°período de psicologia e a cada dia que passa me encato mais e mais por essa disciplina de filosofia)

    Um bjão

  5. Walter disse:

    Gostei muito das questões. Pois elas trazem o tema para nossa realidade.

    Parabéns professor.

  6. brena disse:

    adorei a reflexão que sem perceber acabamos fazendo de quem somos o que sabemos e se na verdade sabemos o texto é envolvente ADOREI as quetões baseadas na realidade
    parabéns

  7. Profª Jurema Marques disse:

    Adorei essas questoes me auxiliou com minha elaboração de uma avaliação de filosofia….Parabéns.

  8. hellen disse:

    realmente nos remete a uma reflexão inspiradora,nos faz olha para o nosso medo e nos se incomodar com ele,a ponto de querer sair da caverna.

  9. hellen disse:

    realmente nos remete a uma reflexão inspiradora,nos faz olha para o nosso medo e se incomodar com ele,a ponto de querer sair da caverna.

  10. Francisco Rokes Sousa leite disse:

    A realidade é imensamente surpreendente e reveladora, ao contrário das “cavernas” que nos deixam presos de corpo e mente. Então, essa explicação nos revela que a busca da verdade pode levar a liberdade completa do homem. E o caminho está certamente em uma educação de qualidade.

  11. karina disse:

    Adorei isso faz com que a gente para pra refletir isso foi uma forma d ealienação.

  12. Iara Elizia disse:

    Olá professor Danilo parabéns pelo texto e pelas questões formuladas,estou cursando o segundo ano de Pedagogia, mas sou uma amante da filosofia descobri isto no primeiro ano de pedagogia onde tinha a disciplina de Filosofia Geral onde meu professor Fabio deu um trabalho para nota a respeito do Mito da Caverna, me descobri nesse trabalho e passei a ter vontade de fazer uma graduação de filosofia também!

  13. Maria Paulina disse:

    qual a resposta da pegunta 4) De que forma nós podemos nos libertar da nossa caverna da alienação?

  14. rosalinda disse:

    que lagal minha professora passou isso pra gente fazer

  15. Jéssica disse:

    Queria saber a resposta para essas perguntar para estudar para minha prova? do questionario

  16. jamisse nhambio
    gostei por acaso tive isso como trabalho na faculdade, vai dar pra ler um pouco

  17. Fernanda disse:

    Estou à procura de uma ligação entre a alegoria da caverna de Platão e o paradigma da sociedade de informação. É a resposta a estas perguntas que farão parte do meu trabalho … viveremos no século XXI dentro de uma caverna e iremos sair desta realidade para uma outra virada para as humanidades?

  18. Pra q Nome disse:

    achei muito bom pois aprendi várias coisas novas sobre o mito da caverna obrigado

  19. Waldeci disse:

    Vou pensar e questionar pois me parece o texto tem muitas respostas.

  20. Hilton Cézar disse:

    Gostei do texto. Ajuda-nos a refletir e compreender a importância de termos senso crítico para com as coisas que nos cercam. Parabéns!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Artigos por Mês

Nossa Editora

Revista Sob Um Novo Olhar 2

Livro Filosofia & Educação

Radio Claretiana

CURSOS ONLINE

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 139 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: