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Filosofia no Ensino Médio

Filosofia e o Ensino

Vivemos em um mundo marcado pela globalização e pelo progresso tecnológico, na qual é extremamente necessário que seja feito um investimento tanto público como privado na educação e na família, para que possamos construir uma sociedade consciente e cidadã.

Diante dessa necessidade social, a Filosofia é um elemento fundamental no Ensino Médio, pois é nessa fase que o aluno está no período de operações formais ou adolescência, no qual demonstra uma criticidade diante das normasque regem a vida social. Essa é uma etapa na qual o jovem tem os primeiros contatos com o mundo do trabalho e, logo percebe que ele está cada vez mais competitivo devido aoavanço tecnológico e que para manter-se ativo e conquistar seu lugar precisa de qualificação.

Outro fator importante para nossa reflexão neste texto, é que todos nós somos seres sociais, pois de uma forma ou de outraestamos inseridos em uma sociedade em expansão e, para conquistar nosso espaço nela, precisamos ter um referencial a ser seguido, para que possamos acompanhar a evolução tecnológica.

Neste ponto podemos incluir a Filosofia, porque esta surgiu do espanto dos gregos diante da realidade em que viviam, quando insatisfeitos com as explicações que os mitos davam sobre tudo que acontecia buscaram explicações racionais para os fenômenos da natureza e tudoque os circundava. A Filosofia pode ser caracterizada pela busca incessante pelo conhecimento, e o jovem alunoé caracterizado nem tanto pela busca do conhecimento, mas pela busca de um espaço na sociedade, pela insatisfação diante das injustiças sociais e das explicações do senso comum.

O aluno do Ensino Médio é marcado pela transição do senso comum para o senso crítico, da mesma forma que a Filosofia surgiu da transição do mito para a Filosofia. O jovem faz a transmutação do simples para o complexo e a Filosofia faz a passagem da alegoriapara a razão.

A Filosofia é um elemento importante nessa etapa da educação, pois através da sua característica de reflexão e investigação dos fatos, que pode ser um ponto de referência para o aluno que está em uma fase de reflexões sobre o sentido da sua própria existência e do seu papel na sociedade.

Os campos de estudo da Filosofia podem ajudar em vários momentos do processo educacional. A Lógica, a ciência do raciocínio correto pode auxiliar o professor no desenvolvimento doraciocínio lógico e de conceitos como os de silogismo, proposições particulares, singulares e universais. A Filosofia Política pode ajudar na orientação sobre os regimes políticos, as formas de governo e as formas como a cidadania foi exercida ao longo dos tempos. A Ética pode ser muito útil para a educação de valores, direitos humanos e, sobretudo, no debate sobretemas transversais enfatizando aimportância do respeito mútuo entre as pessoas.

A Metafísica será muito útil para que seja trabalhada a noção de causalidade, que para tudo existe uma causa e que toda causa temum efeito, possibilitando o desenvolvimento de conteúdos relacionados à História da religiões.

Por último temos a Estética, que pode fazer uma interdisciplinaridade com a disciplina de Artes e trabalhar o conceito de bondade, beleza e, principalmente, a idéia de gosto, mostrando que o que é bom, bonito e gostoso pra um pode ser feio e ruim para outro.

Portanto, pode-se dizer que a Filosofia é muito importante para o Ensino Médio, porque ela possui os elementos que são necessários para auxiliar o jovem adolescente no seu processo de desenvolvimento moral e educacional para que possa conquistar seu espaço na sociedade e no mercado de trabalho. A Filosofia que pode ajudar a aluno a tirar as correntes do senso comum e conhecer o mundo real, ou seja, deixar os preconceitos e as crenças do senso comum e assumir o senso crítico. Aproveitando a idéia de Platão na Alegoria da Caverna, a Filosofia e a educação não consistem em dar olhos à alma visto que esta já o tem, mas consistem em orientar a visão no caminho certo[1]. A tarefa da Filosofia é orientar o pensamento humano no caminho correto, pensando no reflexo que isso terá na sociedade, motivando a conscientização e a cidadania.

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[1] Na página 229 do Livro A República da coleçãoOs Pensadores, Platão escreve sobre a tarefa da educação, dizendo que esta esforça-se em orientar a alma na boa direção.

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Texto: Danilo Freire
(Graduado em Filosofia) UNIFAI 

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5 Comentários

  1. Edvan... disse:

    Boa tarde,

    Parabéns pela idéia do site, sou aluno de filosofia (primeiro semestre), gostaria de aprender com voces e participar com alguns artigos, obrigado.

  2. webcorreia disse:

    Obg Edvan pelo comentario.
    Ficaremos felizes em publicar seus artigos

    Abraços

  3. Dalgima Ferreira leite disse:

    Meu nobre colega, professor formado na mesma universidade em que tive o prazer de me licenciar em filosofia … ele assim como eu sabemos a responsabilidade de ensinar filosofia…. preservando a etica e a moral… parabens professor.

  4. Magno Libardi disse:

    Parabens pelo site.
    Concordo plenamente com o artigo. Existem duas disciplianas que deveriam nortear o desenvolvimento das pessoas: filosofia e estatística. As duas encontram dificuldades em mostrar sua importância. Acredito que elas precisam de uma política de marketing. O Senso comum cria o pensamento de que filosofia é para membros da academia brasileira de letras e isto precisa mudar.

  5. Dan disse:

    Parabéns pela excelente materia como aluna
    do ensino medio concordo com voce
    e desde já lhe agradeço porque indiretamente vc me ajudou a concluir uma dissertação sobre o tema…

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