Início » Resenha » Quase Deuses – Resenha

Quase Deuses – Resenha

O filme Quase Deuses narra a história real de Vivien Thomas (1910-1985), um afro-americano e do Dr. Alfred Blalock (1899 – 1964) de forma marcante. Duas pessoas totalmente diferentes em níveis de classes sociais e cor.
O foco deste filme é a narrativa da Segregação Racial. Nos EUA daquela época, os negros eram discriminados, separados como raça inferior, vivendo numa liberdade escravizada, tratados como escória, marginalizados em tudo, onde não podiam freqüentar ambientes destinados à elite branca, até mesmo dentro das instituições públicas.
Vivien Thomas era um jovem carpinteiro da cidade de Nashville no ano de 1930. Ele é demitido quando chega a Grande Depressão, pois estavam dando preferência para quem tinha uma família para sustentar.
Ele consegue um emprego para ser zelador no Laboratório de Cirurgias Experimentais Vanderbilt. Lá ele começa trabalhar para o Dr. Alfred que logo vê nele mais que um simples homem negro, mas uma pessoa de grande talento e de fácil aprendizagem. Infelizmente a Depressão o atinge duplamente, pois sumiram as economias de 7 anos, que ele guardou com sacrifício para fazer a faculdade de medicina, pois o banco faliu.
Ao lado do grande Dr. Alfred, Vivien tem a chance aprender muitas coisas. Pesquisas e experimentos são realizados pelos dois trazendo grandes resultados.
A história avança e por volta do ano de 1945 o Dr. Alfred Blalock se torna o novo presidente e chefe do departamento de cirurgias do Hospital Universitário John Hopkins. É claro que Vivien vai junto com o Dr. Alfred para o auxiliá-lo nos laboratórios. Logo o Dr. Alfred assume a missão de pesquisar uma solução para uma doença conhecida como o caso do Bebê Azul, manifestada por um problema cardíaco. Muitas pessoas vêem com olhos torcidos a presença de Vivien no laboratório pois alem de ser negro, ele nunca havia estudado medicina.
Muitos na Universidade tentem dissuadir o Dr. Alfred a esquecer o caso, mas ele se mantém firmes nas pesquisas junto a Vivien. Finalmente eles encontram uma possível solução por meio de uma intervenção cirúrgica (fato que não era visto com bons olhos, pois até então se acreditava que o coração não poderia ser operado).
Juntos eles mudaram o rumo da medicina. Juntos eles desenvolveram um grande feito. Mas a critica do filme gira em torno do fato de que apenas o Dr. Alfred ficou com os créditos. Para o resto da sociedade Vivien Thomas não era médico. Ele não era ninguém. Ele era invisível.
Vivien deixa o Laboratório, mas não consegue esquecê-lo. Ele pede para retornar ao Hospital. O Dr. Alfred continua com suas pesquisas e Vivien consegue de certa forma seu reconhecimento. Os anos passam e ele se torna o Diretor de Laboratórios do Hospital.
No epílogo, fica clara a mensagem subentendida do filme, quando o sonho de Vivien se torna realidade, recebendo o título de Doutor Honoris Causa. Também se realiza o “eu tenho um sonho” de Martin Luther King (1929-1968), ativista contra o preconceito e a segregação racial.
O Dr. Vivien Thomas, nunca cursou o curso de medicina, mas ainda sim, com sua determinação ele mudou o rumo das pesquisas em torno no coração e chefiou e ensinou diversos médicos nos processos das cirurgias cardíacas merecendo assim esse reconhecimento.
Só nos Estados Unidos hoje é realizada 1.750.000 cirurgias cardíacas por ano graças ao que esses dois homens fizeram em vida.

__________
Texto: Erisvaldo Correia
(Licenciando em Filosofia) CEUCLAR-SP

About these ads

31 Comentários

  1. Reni disse:

    Sim, eu também vi o filme e fiquei pensando quantos “Dr. Vivien Thomas” temos por aí?! Pesssoas que inventam, descobrem ou constroi algo que por força do destino não tem como patentiar, registrar suas façanhas?!

  2. ELIANE disse:

    Eu assisti ao filme e fiquei muito emocionada, com o conhecimento de uma pessoa que nem estudou pra isso, mas o seu interesse fez milagres e ajudou muitas pessoas necessitadas,vi tambem que já naquela época existia o preconceito e mesmo assim ele lutou para salvar vidas e o mais importante passou seu conhecimento adiante maravilha.Sei que foi um fato real tive o prazer de assistir na sala de aula pois curso TÉCNICA em Enfermagem é só o que tenho a declarar 18/05/2011

  3. webcorreia disse:

    Este texto foi republicado na Rede Aruanda Mundi

    http://aruandamundi.ning.com/profiles/blogs/quase-deuses-resenha

    Att.

  4. Andria disse:

    Este Filme é fabuloso…
    Assisti ele na aula do curso de Tec.Enf.Fiquei sem palavras ao ver como os sonhos e a determinação de uma pessoa pode faze-lá conquistar o impossível.
    Mesmo ele não tendo vivido muito os prazeres da sua conquista seus descendentes vão ter essa honra de geração em geração.

  5. layce disse:

    Este filme e maravilhoso!!!

  6. renata disse:

    este filme é muito além de uma história de alguém que venceu seus obstaculos é uma grande lição de determinação e de alcançar seus objetivos da maneira mais agradavel que o realizando com prazer. Assisti este filme em sala de aula no curso de Tec. de enfermagem e jamais o esquecerei feliz aquele que o assistir.

  7. edvaldo disse:

    eu assistir o filme,e gostei muito que prova mais uma vez, que nunca devemos desistir do que queremos, ainda mais naquela época que os negros eram muito descriminados.

  8. JEIBSON disse:

    O INTERRESANTE DO FILMES É MOSTRAR O QUANTO INDEPENDENTE DAR COR , TUDO É POSSIVEL , QUANDO NOS UNIRMOS EM PRO´DE ALGO.

  9. Glaucio disse:

    Foi uma simbiose? Pq pra mim o dr. Alfred explorou Vivien. Ele aprendeu muito mais que ensinou, desfrutou do bom e ele ficou com restolhos. Sei lá, parabéns por esse sonho que vendem para todos, quase todos tentam e poucos chegam lá…. O caminho poderia ser mais fácil se fossemos mais irmãos.

  10. juuuh juuuh disse:

    nossa esse filme é muito legal assisti ele na escola , e prestei muita atençao , e sei q isso q fala no filme é verdadeiro , e o bebe que ele consegue salvar é muito lindo . . .
    enfim amei o filme e ja assisti ele mais 4 vezes em casa com minha familia , e asiim como eu eles adoraram o filme ! ! !

  11. paloma disse:

    eu assiste esse filme,,,é muito massa ele mostra q todo mundo tem ccapacidade,só precisar crer,lutar por aquilo q voçe que ser……..ameiii o filme..assiste la na minha escola othon bezerra de melo………….

  12. Leonardo Barcelos disse:

    Filme simplesmente perfeito… Muito bonito, consegue nos dar a esperança de que por maior que seja a injustiça, ela nunca dura pra sempre. Vivien Thomas teve seu reconhecimento, mesmo depois de muito tempo, o rapáz negro e sem formação entrou para a história !

  13. BENICIO disse:

    SIMPLISMENTE DEMAIS O FILME,PODEMOS FAZER N”s LEITURAS DELE,POIS NOS POSSIBILITA EXPLORARMOS VÁRIOS RECURSOS.

  14. Poxa! Que filmaço viu,fiquei muito emocionada,o filme também nos ajuda a entender que mesmo passando por grandes obstáculos temos que lutar pelos nossos objetivos,discriminação,preconceitos,descasos são coisas que nunca deixaram de existir,temos que lutar e procurar quebrar tudo isso e mostrar para nós mesmos que somos capazes de realizar os nossos sonhos e conquistar o que queremos.

  15. julia disse:

    mtt boom mesmo esse filme ameei,
    quem nn assitiu nn sabe o que é lição de vida *———-*

  16. aldenor disse:

    os principais conflito explicitada no filme ?

  17. jacilene disse:

    Adorei o filme e uma lição de vida,nós faz refletir sobre nossos valores morais,barbaroooooooo……….

  18. junior disse:

    Esse filme e muito interessante no sentido de fazermos refletir a respeito da igualdade. todos nos somos igual e capaz de desenvolver qualquer atividade . basta somente se dedicar .vi esse filme em uma aula no curso de medicina . sou academico e me inspiro muito em vivien tomas . . E indico a todos esse fil..

  19. Débora disse:

    Eu vi este filme na escola, estou no 9° ano e pretendo ser medica.
    Com determinação e dedicação, sei que posso ir longe…. Pude ver isso perfeitamente neste filme!!
    Esse é filme espetacular…..ameiiii

  20. deise cristina fraga disse:

    deise .
    o fime quase deuses um fime maravilhosoo , vemos uma grande descoberta como tecnica inovadora de cirurgia cardíaca e a atuação deles como equipe de uma maneira impressionante ,e ao mesmo tempo se avaliarmos lutam para salvar a vida de um bebe e assimadquirem papeis diferentes na sociedade ” condições sociais ” . eu tive a oportunidade de assistir o filme em sala de aula , na meteria de edtudos regionais do curso de enfermagem no ctm , eu adorei a superação de vivien.

  21. ÉÉÉÉÉ!!! Maravilhoso uma ensinamento de VIDA de VITORIA na vida humana.

  22. Pedro disse:

    Bom eu curso ADM e assisti o filme na aula para fazer um tabalho, mas gostei muito eu assisti em casa também, e legal a mensagem que passa através do assistente Vivien Thomas que mostra grande determinação pelo seu sonho de se tornar um médico e ser reconhecido. Foi ótimo assistir!!!

  23. adorei assisti esse filme no curso que eu faço de tecnico de enfermagem na materia de clinica cirurgica graças a deus que temos muitos vivien thomas no mundo para mostrar que quando se quer se consegue e chega la nunca desista dos seus sonhos nem de sonhar nunca um dia vc conseguirar bjss ceiça

  24. julia disse:

    amei demais….
    nunca desista dos seus sonhos.

  25. Danielle disse:

    Esse filme é simplesmente sensacional!!! tive a oportunidade de assistir para fazer um relatório.
    Vivien é um vitorioso no qual enfrentou dificuldades,e apesar de todas as frustações ele continuou seguindo em frente,uma verdaira lição de vida para todos nós.
    Danyelle!

  26. N assistir o filme ainda mas ja vi o resumo e irei assistir em breve

  27. Carla Maria de souza disse:

    Fiquei emocionada com o filme, muito bom, nunca desista de um sonho!!!!

  28. mariana disse:

    mto lindo o filme e interressante vi numa aula e prescisava fazer um resumo e plo jeito vou fazer com mta vontade vale mto a pena

  29. evelinpereira disse:

    este filme mostrou que não inporta classes nem cor para realizar os sonhos
    basta ter garra e determinação

  30. MARIA ALMEIDA disse:

    ASSISTIR O FILME E CHEGUEI A UM DETERMINADO CONSENSO NAO DEIXE NINGUEM MATAR SEUS SONHOS ENSISTA E PERSISTA E SEUS SONHOS SE REALIZARAO
    MARIA ALMEIDA12-02-2013.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Artigos por Mês

Nossa Editora

Revista Sob Um Novo Olhar 2

Livro Filosofia & Educação

Radio Claretiana

CURSOS ONLINE

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 144 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: