Início » Artigos / Estudos » Anaximandro & Anaximenes

Anaximandro & Anaximenes

Anaximandro de Mileto

Anaximandro foi discípulo de Tales na Escola Jônica Antiga, cujos membros acreditavam que o Universo era estático, e procurou aprofundar as idéias do mestre sobre a origem de todas as coisas. Em meio a tantos elementos observáveis no mundo natural, água, fogo, ar, terra, ele acreditava não ser possível eleger uma única substância material como princípio primordial de todos os seres, isto é , a arqué.

De acordo com o autor Ubaldo Nicola na sua obra Antologia Ilustrada da Filosofia, “Anaximandro foi o primeiro a usar o termo arqué, que em grego significa o princípio, o fundamento, aquilo do qual tudo se originou e que mantém o mundo vivo”.[1]

Para o pré-socrático, esse princípio era algo que estava acima dos limites do observável, ou seja, não se situava numa realidade ao alcance dos sentidos. Por isso, denominou-o o ápeiron, termo grego que significa o infinito, o ilimitado, o indeterminado. Segundo ele, a arqué, ou seja, o ápeiron, só poderia ser alcançado pelo pensamento  e pelo intelecto. Da mesma forma que Tales dizia que tudo começava com a água, se desenvolvia com a água e terminava na água, Anaximandro dizia que todas as coisas surgiam do ápeiron e retornavam ao ápeiron. Essa crença prenuncia a máxima de Einstein que diz que “ a matéria não pode ser criada nem destruída”.

 Anaxímenes de Mileto

anaxi

Anaxímenes foi discípulo de Anaximandro e admitia que a origem de todas as coisas era indeterminada. Entretanto recusava-se a atribuir-lhe o caráter oculto de elemento situado fora dos limites da observação e da experiência sensível.

Tentando uma possível conciliação entre as concepções de Tales e Anaximandro, concluiu ser o ar a arqué, o princípio de tudo. Isso porque o ar representa um elemento invisível, imponderável, quase que inobservável , e, no entanto, observável. Anaxímenes afirmava que o ar era a própria vida, a força vital, a divindade que animava o mundo, aquilo que dava testemunho à respiração.

Encerro aqui os pensadores milesianos que desenvolveram seu pensamento filosófico na colônia grega de Mileto na Jônia e  foram também membros da Escola Jônica Antiga, Tales , Anaximandro e Anaxímenes de Mileto, que contribuíram muito para o desenvolvimento do pensamento filosófico  e científico. Um elemento fundamental aqui é que eles passaram a buscar respostas racionais para as suas dúvidas e inquietações, rompendo com o pensamento mitológico ao qual os gregos costumavam recorrer. A Filosofia surgiu como Cosmologia e a característica dela era a busca da verdade, que neste caso pode ser questionada e trabalhada de vários pontos de vista. Se Tales e seus contemporâneos recorressem aos mitos,  nós hoje não teríamos a oportunidade de analisar teorias diferentes, formas diversas de explicação para a arqué, pois  um mito não podia ser questionado, porque os gregos acreditavam que quem narrava o mito(o poeta) era um escolhido dos deuses, e não acreditar em  algo que um poeta narrava era o mesmo que não acreditar nos deuses.


[1] NICOLA, Ubaldo. Antologia ilustrada da Filosofia p. 15

__________
Texto: Danilo Freire
(Graduado em Filosofia)
 UNIFAI

About these ads

5 Comentários

  1. carolaine disse:

    muito bom axei o meu trabalho
    internert te amo

  2. bianca disse:

    oi meu nome é bianca queria saber um pouco sobre os pensamendo de Anaximenes.

  3. wal de bastos disse:

    MEU NOME É WAL DE BASTOS GOSTARIA DE SABER SOBRE A INFLUENCIA DE ANAXIMENES NOUTROS PAISES

  4. ANONNIMO disse:

    eu quero saber os pensamentos de cada um e ñ quem foi cada..

  5. Ellen disse:

    eu,por minha vez,também desejo saber qual foi os pensamentos de cada um,mas infelizmente é dificil se encontrar as respostas certas nos lugares
    esatos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Artigos por Mês

Nossa Editora

Revista Sob Um Novo Olhar 2

Livro Filosofia & Educação

Radio Claretiana

CURSOS ONLINE

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 146 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: