Início » Artigos / Estudos » O MITO DE ÉDIPO REI

O MITO DE ÉDIPO REI

Na antiguidade, os gregos cultuavam uma série de deuses (Zeus, Hera, Afrodite, etc.) e semideuses, acreditando que os mesmos tinham forma humana. Por isso, a religião deles era conhecida como politeísta antropomórfica.

A distinção entre deuses e semideuses se dava através do fato de que os deuses eram imortais e provenientes da geração divina. Já os semideuses eram fruto da relação de um deus com uma mortal e não tinham a imortalidade.

Um mito clássico na História da Filosofia é o da tragédia[1] Édipo rei, que posteriormente, no século XIX, foi utilizado por Freud para falar do amor dos filhos para com os pais durante a infância . A história é seguinte:

Laio, rei da cidade de Tebas e casado com Jocasta, foi advertido pelo oráculo[2] de que não poderia gerar filhos e, se esse mandamento fosse desobedecido, o mesmo seria morto pelo próprio filho, que se casaria com a mãe.

O rei de Tebas não acreditou e teve um filho com Jocasta. Depoisarrependeu-se do que havia feito e abandonou a criança numa montanha com os tornozelos furados para que ela morresse.A ferida que ficou no pé do menino é que deu origem ao no me Édipo, que significa pés inchados. O menino não morreu efoi encontrado por alguns pastores, que o levaram a Polibo, o rei de Corinto, este que o criou como filho legítimo. Já adulto, Édipo também foi até o oráculo de Delfos para saber o seu destino. O oráculo disse que o seu destino era matar o pai e se casar com a mãe. Espantado, ele deixou Corinto e foi em direção a Tebas. No meio do caminho, encontrou com Laio que pediu para que ele abrisse caminho para passar. Édipo não atendeu ao pedido do rei e lutou com ele até matá-lo.

Sem saber que havia matado o próprio pai, Édipo prosseguiu sua viagem para Tebas. No caminho, encontrou-se com a Esfinge, um monstro metade leão, metade mulher, que atormentava o povo tebano, pois lançava enigmas e devorava quem não os decifrasse. O enigma proposto pela esfinge era o seguinte: Qual é o animal que de manhã tem quatro pés, dois ao meio dia e três à tarde? Ele disse que era o homem, pois na manhã da vida (infância) engatinha com pés e mãos, ao meio-dia (idade adulta) anda sobre dois pés e à tarde (velhice) precisa das duas pernas e de uma bengala. A Esfinge ficou furiosa por ter sido decifrada e se matou.

O povo de Tebas saudou Édipo como seu novo rei, eentregou-lheJocasta como esposa. Depois disso, uma violenta peste atingiu a cidade e Édipo foi consultar o oráculo, que respondeu quea peste não teria fim enquanto o assassino de Laio não fosse castigado. Ao longo das investigações, a verdade foi esclarecida e Édipo cegou-se e Jocasta enforcou-se.

O COMPLEXO DE ÉDIPO

No século XIX, Sigmund Freud fez uma reinterpretarão do mito de Édipo, denominada como o Complexo de Édipo. Segundo Freud, o Complexo de Édipo é um conjunto de desejos amorosos e hostis, que uma criança experimenta em relação aos seus pais. Em sua forma positiva, o complexo é semelhante à história do mito, ou seja, desejo da morte do rival que é a pessoa do mesmo sexo e desejo sexual pela personagem do sexo oposto. Em sua forma negativa, apresenta-se de forma inversa, ou seja, raiva do sexo oposto e amor pelo mesmo sexo.

De acordo com o pensamento freudiano, o Complexo de Édipo é vivido entre os três e os cinco anos e desempenha um papel fundamental na estruturação da personalidade e na orientação do desejo humano. Ele ainda ressalta a influênciado comportamento dos pais na vida da criança.



[1] Gênero de teatro grego que retratava temas morais e religiosos.

[2] Local destinado à consulta dos deuses na Grécia antiga. O oráculo mais famoso era o de Delfos, que foi consagrado ao deus Apolo.

______
Texto: Danilo Freire
(Graduado em Filosofia) UNIFAI 

76 Comentários

  1. sarah disse:

    sabe, eu achei isso td muito legal! mas, acho q ta mt longo… podia fazer um resuminho menor e com palavras q crianças de 10 a 14 anos entendem.
    obrigada me ajude!!!
    bjus..

    (palavras tipo: invez deprovenientes, antropomórfica, distinção, etc)

    beijinhus na buchecha di voces!!!! eu to tendu uma prova di mitu.. ai ne? rsrs, adoru vcs!!!!!!!!!!!!!!!!!

    • Renan disse:

      Nossa , o texto esta perfeito e esta super compreensível

      • dannah weronyka disse:

        eu achei super legal esse mito. Eu estudo no ceep – cascavel
        e em filosofia eu estou estudando mitos e hj eu procurei sobre o mito do Édipo o rei e achei esse mito mt legal

        adoreiii ….. adeus bjs…

      • emilly anita disse:

        eu tambem achei alem de tudo esta ai tudo o que eu preciso saber de filosofia

  2. Phellipe disse:

    Porra,concordo totalmente, faz palavra mais facil, e ta muito longo tambem! Essa tal de Sarah ta com a maior razão.. eu tambem preciso saber sobre mitos… essa sarah é enteressante… sarah onde tu mora?

  3. webcorreia disse:

    Advertencia!

    Sarah e Phellipe!
    Temos uma missão de passar a Filosofia em seu Tratado Real. É muito bom saber que vocês gostaram de nosso site. Ficamos felizes. Anotamos o pedido de vocês e prometemos fazer uma sessão sobre assuntos com tematicas mais faceis de serem entendidas. Phellipe, estarei enviando um texto para seu msn acerca dos mitos.

    Porém. Peço que qualquer conversa particular seja tratada através dos emails e msns.
    Assim… recados envolvendo encontros, ou outros não serão aceitos nas publicações.

    Junior – Diretor Geral

  4. aluisio disse:

    adorei ,.pois ajudou-me bastante em um seminário que precisei apresentar sobre mitologia greco-romana obrigado pela colaboracao

  5. aluisio disse:

    o problema nao é que que seja grande, talves o que falte seja o habito da leitura e a interirorizacao na obra

  6. ronildo watchbarkn disse:

    olha eu adorei esta historia achei ela muito interessante
    e resmida tanbem
    cara c e d mais bjo

  7. ronildo watchbarkn disse:

    nossa esta historia me ajudou bastante
    tirei 4 maior nota muito bom mesmo a gente quem querer me add eo meu msn ronildolefe@hotmail.com o meu oorkut ronildo-houseyelo@hotmail.com

  8. Gina disse:

    Não concordo com o falante acima chamado PHELLIPE…Ser ele quer uma linguagem de pessoa de 10 e 14 anos que ele volte a esta idade, ao ensino fundamental !
    Se ele não aprendeu com decorrer do tempo o que a vida e a escola ensinou ele não deveria estar nesse site !
    E pessoal , por favor , sejam educados e não façam como ele falando besteira e ainda falando palavrão…Eu nem ia escrever aqui, mas quando vi o comentário ÁGUA desse garoto…aff
    Amei o site e escrever assim as vezes é necessário !

  9. Bruna Karollyne disse:

    Gente que polemica em relação a esse garoto Phelipe,o mundo é heterogeneo, ou seja cada um com seus pensamentos e vc Gina se fosse tão assim “culta” se resumiria apenas aos elogios ao site que por sinal gostei muito, infelizmente o motivo que não éh dos bons pois tenho um trabalho sobre Édipo e ainda não consegui pegar a essencia da historia…

    Beijus para todos que leram o meu recado e que reflitam,por causa de comentários infelizes é que o mundo está assim tão intolerante com o proximo…

    Thau!

  10. Jéh disse:

    Eu gostei mto do site, me ajudou no trab. de filosofia. Eu acho que é mto importante as palavras mais formais pq nos deixam mais cultos e se tirarem, o texto perde sua originalidade e sua naturalidade greco-romana…

  11. ketty disse:

    gostaria de saber qual è`o verdadeiro fundamento deste mito!
    obrigada pala compreenção!
    Ass:k

  12. marcello batista da silva disse:

    ok filosofos me ajudem a fazer um seminario sobre édipo rei, pois será o meu primeiro seminario. espero ajuda!!!!!!! obrigao pela compreensão. abraços!!!!!!!

  13. Milena disse:

    Muito bom o texto

  14. kelvin disse:

    muito bom esse mito

  15. kelvin disse:

    pq é um mito??
    é trabalho de escola
    envia no meu e-mail
    flabiele13@hotmail.com

  16. Angélica disse:

    História legal, me ajudou bastante…
    he he he…
    ORKUT: Angélica Patricia W…..

  17. Angélica disse:

    História legal, adorei….
    me ajudou bastante…
    he he he…
    ORKUT: Angélica Patricia W…..

  18. André disse:

    Achei o mito de Édipo Rei o melhor de totos os Mitos Gregos.
    Queria parabenizar o Professor Danilo Freire pelo texto direto e legivel.

  19. jefferson disse:

    oi meu nome é jefferson e adorei o mito
    deu para entender,q os pais devem ficar
    com seu filhos,pelo menos as 6 anos de idade
    é importante q os pais tem de ficar com o filho,
    até essa idade independente: de q os pais trabalham
    e não tenha tempo de ficar com seus filhos..
    só sei dizer q é importante essa idade é necessário…

    semmpre q eu poder faço uma visita no site!

    um forte a abraço

  20. PROFESSOR DANILO FREIRE disse:

    Olá KETTY. O mito tem muitos significados, mas o principal deles é o rompimento de um tabu na sociedade da época, apresentado no texto como a desobediência de Laio e Jocasta aos deuses. De acordo com os deuses, se eles se casassem ,Laio seria morto pelo própro filho que se casaria com a mãe Jocasta.Eles se casaram e Laio tentou matar Édipo para resolver o problema , mas não adiantou e o mal voltou-se contra ele.
    O mito é ótimo para refletirmos sobre as normas da sociedade.

  21. achei muito interessante esse miti.
    baseado na vida real.
    tem tudo a ver.
    adorei
    beijo galera.

  22. janah disse:

    oiee galera…
    o mitu eh fera…
    e me ajudou mtuu
    bjuss
    se quiser eh soh add
    orkut: jana-dih29@hotmail. com

  23. niina* disse:

    nossa adorei esse mito!
    me ajudou mto no trabalho de FILOSOFIA
    obg..
    bj**

  24. Anderson Mateus disse:

    po parceiro, o mito e muito legal,muito bom mesmo…
    se quiseram add ai
    MSN:anderson_ro_dri@hotmail.com

  25. Simone disse:

    Oii..
    Bah me ajudou bastante.. vlw!
    Eu tava precisando saber sobre
    o mito ÈDIPO pra um trabalho xD
    Beijos

  26. giovanna disse:

    ou este mito e muito maneiro e lindo d ++++++++
    o adoro pena que vcs n colocaram o final direito………………………………………………………………………………………………………………………………………….
    adoreiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii
    beijossssssssssssssssssss!!!!!!!@!@!@!@!@!!@!@!@!@!@!@!@!

  27. Izabel da Silva Napoleão disse:

    ola pessoal!!
    adorei o mito está bem compreensível e resumido,me ajudou muito com meu trabalho de filosofia,queria agradecer aos professor e aos envolvidos nesse site.
    vlw gente
    adorei!!

  28. Kelcia Roberta disse:

    Ola…muito interresante este mito, gostei.
    Ele se apaixonou pela mãe,e sem sabe matou o pai também, mais e igual meu Prof diz:que todo filho se apaixona pela mãe, e toda filha se apaixona pelo pai.

  29. Diogo disse:

    Muito boa a síntese sobre o Mito do Édipo Rei.Valeu!!!

  30. rutinha disse:

    foi bom porque eu estou fazendo uma pessa sobre o assunto

  31. Kerlon disse:

    Oii
    eu tb tava precisando pra um trabalho!!
    vlw
    abraços

  32. vianna disse:

    quero o resumo e moral da história de édipo. agradeço desde ja.

  33. anna clara disse:

    é muito legal essa historia
    soa a li pois eu gosto muito de historia e de ler
    beijos

  34. guga disse:

    esse testo é muito legal

  35. guga disse:

    eu gostei desse texto prque eu estou estudando mitos é maito interessante é d+

  36. Betina disse:

    Achei bem interessante, e de fácil entendimento o resumo exposto, bem de acordo com a faixa etária a qual é proposto,ainda sendo complementado com o complexo de Edípo por Freud. Gostaria de parabenizar ao Professor e se possível, que o professor Danilo falasse sobre algumas intertextualidades, sobre Edípo Rei, medéia e Orfeu.

  37. bruna disse:

    bom achei essa historia muito boa .parabens pra que a escreveu ela me ajudou muito no dever de casa
    bjss
    ass: bruna

  38. patricia disse:

    qual era a mensagem desta tragedia para a sociedade atenunse daquela epoca em relacao a questao do destino. Justifique

  39. Caro disse:

    Adorei o texto, e acho que não entendi a interpretação de Freud.
    Sou fã da mitologia greco-romana e o site é bem legal…!!!!

  40. carlos phillipe disse:

    eu gostei muito!!!!!!!!!!

    eu aprende muito sobre Édipo

  41. pamela disse:

    eu achei muito legal bem criativo e de facil entender leia vc tambem vai gostar muito

  42. Shelly disse:

    sabemos que o mito dentre tantas funções, tem função socializadora para uma determinada sociedade que o criou.
    Gostaria de saber a aplicação do mito édipo rei para o ordenamento social da época.
    Encontrei matérias que dizem que ele tem a função educadora de proibição do incesto, mas não sei se essa afirmação é verídica ou fruto de uma mera dedução.
    Conto com uma resposta!
    Grata .

  43. jennifer disse:

    bom eu achei o mito de édipo rei muito maneiro e chocante espero que voces também gostem

  44. bruna disse:

    Concordo com o colega Aluisio, realmente o que falta para Sarah e Phellipe é o habito da leitura pois o resumo está perfeito, uma linguagem de fácil entendimento e uma resumo fiel ao livro!

  45. Ray disse:

    Olá a todos.
    Sou graduanda de Bacharelado em Direito e curso a disciplina de Fundamentos da Filosofia do Direito, na qual o professor solicitou a lida de tal livro posto em questão.
    Li o livro e estava navegando pelos sites em busca de comparações do conteúdo do mesmo a matéria estudada por mim em sala, quando me deparei com este site.
    Queria parabenizá-los pelo conteúdo, o qual passa uma breve síntese real do que se trata no livro. Gostei muito e creio que vai esta enriquecendo ainda mais na pesquisa de quem procura.
    Grata.,
    Ray Moreth

  46. Ana caroline disse:

    Gostei muito! Amei mas aproveitando para da uma opinião porque não colocam um mito de edipo do forma de diálogo isso ajudaria facilitar a vida de muitos!

  47. thais disse:

    haaa
    gostei mto :D vai m ajudar bastante ^.^ obg pessoal

  48. carolina disse:

    eu quero mais imagens

  49. angélica silva disse:

    eu,adorei muito tudo isso e longo logoa mas e bem explicado…….
    angélicaa silva

  50. jairo neves disse:

    muito massa é mito adorei e mim ajudou muito

  51. jairo neves disse:

    esse mito é muito interessante pois ele fala sobre os deuses e etc
    muito bom adorei

  52. Rose silva disse:

    Maravilhoso o site…me sinto em casa aqui. Bjos e parabéns pelo trabalho!

  53. Thayná Karoline. disse:

    Esse texto está perfeito, deu para compreender perfeitamente oque é o Complexo de Édipo. Não estava entendendo bem a explicação da minha professora, confesso que me ajudou bastante.

  54. Thayná Karoline. disse:

    Acho que as palavras estão bem colocadas, não precisa de modificação, até porque ajuda a descobrir o significado das palavras a quem nunca ouviu falar.

  55. rafael disse:

    Muito interessante, pois o valor do mito para nossa compreenção afetiva é muito importante.
    VALEUU ABRAÇOS GALERA*-8

  56. SHAYDAMPIPI disse:

    EU ACHEI A HISTÓRIA ENVOLVENTE,GOSTEI MUITO,MAS ESPERO QUE ISSO NUNCA ACONTEÇA COMIGO… PARABÉNS PELO TRABALHO E Ñ RESUMAM A HISTÓRIA SE Ñ ELA VAI FICAR MUITO POBRINHA.OS BRASILEIROS ESTÃO PRECISANDO LER UM POUQUINHO.

  57. daniele disse:

    a historia q meu professor leu e diferente dessa!

  58. carol disse:

    Adorei esse artigo,meu professor leu algumas coisas sobre esse mito entâo quis me aprofundar, e dei uma bisoiada aqui e achei super legal

  59. Inary Natali disse:

    gostei muito da resposta, está clara e bem resumida eu achei!! bjs

  60. ian disse:

    ian bem legalllllllllllllllllllllllllllll

  61. Amanda disse:

    achei bem legal o texto do mito do Édipo reipois me ajudou bastante na pesquisa,terei que contar oral pra minha sala de aula e adorei entendi tudinho
    obrigada beijinhos …
    tchau tchau

  62. melissa disse:

    gostei muitoo esse povo fica falando que e muitooo grande mas nadaa ave por quando fiquei sabendo q ia fazer sobre edipo rei acei que ia ser mal diicil ai achei esse site e vi que é muitooo facil e muitoo pequenooo

  63. Israel Nascimento disse:

    muito bom! me ajudo pra caramba. tenho q fazer um trabalho sobre Edipo rei

  64. Rodrigo Tudes disse:

    Muito bom o texto e o site !! Parabéns !!! Além das regras impostas pela sociedade e “castigos” e “penalidades” sofridas pelo desacato do mesmo, o texto vem falar de outro tabu , o incesto !!! Freud coloca o complexo de Édipo como uma fase de estruturação da personalidade, fase na qual a criança passa por volta dos 5 anos de idade !! A relação de incesto ocorre de maneira fantasiosa pela criança e não com o intuito de coito (penetração) … É uma fase onde se explica o período de grande amor e dependência das crianças pelos seus pais ou agente cuidador !!! Parabéns, pela textualização original, muito bem elaborada !! Forte abraço ..

  65. Camila M.Moreira disse:

    Estou fazendo um trabalho sobre mito de origem grega,fiquei fascinada com a historia do rei Édipo.

  66. juceline ferreira disse:

    nossa amei muito interessante,,muito sofrido tambem ,mas gostei …….adimiravel como tal sorte foi lançada e nao adiantou fugir do destino

  67. gostei muito do mito ele é legal.

  68. o que é antropomórfica?

  69. larissa benicia dos santos disse:

    muitooo ótimo,gostei do assunto é interessante…achei bem resumido e,bem elaborado!!!! parabéns ao dono do site..esse resumo me ajudou muito,e agora tenho que montar uma peça….e pra quem achou ruin. “vai ler mais que pelo jeito deve não ter a prática”#fica a dica…

    bejuuuus
    ass;larissa.

Deixe um comentário

Artigos por Mês

Nossa Editora

Revista Sob Um Novo Olhar 2

Livro Filosofia & Educação

Radio Claretiana

CURSOS ONLINE

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 142 outros seguidores

