Início » Resenha » ÉTICA À NICÔMACO

ÉTICA À NICÔMACO

O Livro de Aristóteles. Ética à Nicômaco

Dedicando-se à ética, Aristóteles escreveu uma obra fantástica intitulada Ética à Nicômaco, já que foi dedicada a seu filho Nicômaco. A obra é composta de dez livros, nos quais Aristóteles assume um papel pedagógico de um paipreocupado com a educação de seu filho e, acima de tudo, com a sua felicidade. O tema central da filosofia ética de Aristóteles é a felicidade, pois para ele, a finalidade última do ser humano é a felicidade, ou seja, todos nós queremos ser felizes.

Ao longo dos dez livros, Aristóteles escreve sobre conceitos que estão relacionados com a felicidade, tais como amizade, amor, liberdade, justiça, bondade, entre outros, valorizando muito a amizade, pois todos nós precisamos de amigos, porque são eles queverdadeiramente estão do nosso lado nos momentos fáceis e difíceis da vida. Para ele, a amizade é um caminho para a felicidade eprecisa de reciprocidade, ou seja, o sentimento deve existir das duas partes e, além disso, não é uma coisa que acontece da noite para o dia, mas é fruto de uma vida inteira. Por isso, da mesma forma que não se constrói uma amizade de ontem para hoje a felicidade é a mesma coisa, ou seja, ambas são obras de uma vida inteira.

Muitas pessoas se perguntam o que é a felicidade? É possível ser feliz? Aristóteles responde as duas perguntas, pois diz que a felicidade existe e que é possível sermos pessoas felizes, mas para isso é necessário praticar a virtude, que é aquilo que nos inclina para a prática do bem e a busca da felicidade. Virtude é a capacidade humana de aplicar a racionalidade e fazer dela uma coisa prática, colocando a razão sempre acima das paixões. Aristóteles aponta que a virtude é o justo meio, uma medida de equilíbrio entre as coisas.

O filósofo apresenta a idéia de que o homem é um ser racionale que por isso, como foi mencionado no parágrafo anterior, a razão deve dominar as paixões, para que possamos ser pessoas virtuosas e alcançarmos a felicidade. Ainda no que se refere à prática da virtude, enfatiza que é o resultado das nossas ações que pode nos classificar como justos ou injustos, certos ou errados, ou seja, se as minhas ações forem justas, logo eu serei um homem justo, se as minhas ações forem injustas, logo eu serei um homem injusto e o que vai determinar as minhas atitudes como justas ou injustas, é a lei que rege a vida social.

Enfim, o objetivo principal do livro é não somente educar o filho Nicômaco no caminho da felicidade, mas também fazer com que as pessoas reflitam sobre as suas ações e coloquem a razão acima das paixões, buscando a felicidade individual e coletiva, pois o ser humano é um ser social e suas práticas devem visar o bem comum.

Após a leitura do texto, convido você caro leitor, a ler as questões apresentadas abaixo, erefletir um pouco sobre a obra de Aristóteles comentada, e ver como ela pode nos ajudar muito em nossa vida cotidiana. Se você quiser, pode anotá-las e respondê-las em seu pensamento ou em uma folha de papel, guardando-as consigo, para usá-las sempre que achar necessário. O leitor poderá também responde-las por e-mail junto com seus comentários e duvidas que estaremos retornando no menor espaço de tempo.

Questões para o leitor.

1) Na sua opinião o que é felicidade? Será que ela realmente existe?

2) Aristóteles disse que a amizade é necessária para a felicidade. Você concorda com essa idéia? Por quê?

3) Por que é tão difícil ter amigos?

4) Aristóteles escreveu o livro Ética à Nicômaco para seu filho. Caro leitor, se você fosseele, sobre quais temas escreveria para seus filhos e qual seria o título do livro?

5) Você se considera umapessoa feliz ? Por quê ?

______
Texto: Danilo Freire
(Graduado em Filosofia) UNIFAI 

About these ads

41 Comentários

  1. Eliana disse:

    A obra “Ética a Nicômaco” foi dedicada ao filho ou ao pai de Aristóles?

    • rivania disse:

      Ao filho é que o filho e Aristoteles tambem de chamava Nicomaco quem sabe nao era Nicomaco Neto rsrsrsrsrsrsr

  2. webcorreia disse:

    A obra de Aristóteles foi dedicada ao Filho dele.
    Erisvaldo Correia, Diretor Geral

  3. mariana dias disse:

    me ajuda a responde essas perguntas de acordo com o livroV – Etica a Nicômaco.
    Questão1. No ambito do direito, qual a atualidade do texto de aristoteles?
    Questão2. Quala a relacão que existe entre virtude e justiça para aristoteles?
    Questão3. Com base no livro V da Etica a Nicomaco de aeistoteles, discorra sobre o juiz
    Questão4. Justifique a seguinte reflexão de Aristoteles ” Há uma diferença entre aquilo é justo e a conduta injusta e entre aquilo que é justo e conduita justa” (p.152)

  4. Alysson Galdino Tertuliano disse:

    Leia o livro Mariana e coloca a cabecinha pra pensar…
    Aristóteles detestaria se deparar com tanta preguiça mental.
    Pesquise os termos que você tem dúvida, não só no contexto do livro, mas expanda a análise dos mesmos dentro do direito, da sociologia e da psicologia, comparando com o pensamento de aristóteles, tomando cuidado para não se perder nas entrelinhas, mas analisar o que ele diz de um modo genérico e objetivo.

  5. Carla Caroline Gonçalves Diniz disse:

    Quais as virtudes que trata o livro Ética a Nicômaco?

  6. Professor Danilo Freire disse:

    As virtudes trabalhadas são: amizade, amor, bondade, justiça, equilíbrio, felicidade, liberdade.

  7. joséMartins Pereira disse:

    Prof. Danilo, leio sempre os seus escritos. E ,falando umpoco sobre filosofia,gostaria de te fazer uma interogaçãó. A partir de seu conhecimento filosófico e baseando na obra “A Ética a Nicômaco” quando nela Aristóteles fala que todo homem almeja a felicidade (eudaimonia). Mas, nomeu ver, quer conseguir essa felicidade não praticando atos de virtude e sim, atos de vícios. E asim, as vezes acaba conseguindo uma felicidade mas, não uma felicidade como a referida por Aristóteles, na qual há a amizade, a virtude e outros….. e sim, uma pseudofelicidade. E levando em consideração o mundo no qual se vive hoje , globalizado,com um desenvolvimento tecnológico favorável, mas,num capitalismo muitas vezes alienante,no qual não pode trazer a Homem a felicidade; e sim, podendo persuadi-lo ou até mesmo iludí-lo. Como você vê essa questão tendo como base , a estrutra familiar que hoje muitas vezes é denegrida, partindo desses princípios que me parece ser a essencia para se construir a felicidade? Meu E-mail é Josemartins1225@yahoo.com.br.

  8. Felipe Amorim disse:

    Olha só eu sou um cara que adoro a filosofia, em primeiro lugar a “filosofia” em si faz parte da nossa vida assim como a matématica, a biológia entre outros só que acho que a filosofia ainda é mais precisa pelo fato de toda hora, segundo e minutos a praticamos e a ética a nicômaco é muito legal. Aristóteles mostra ao seu filho que, acina de tudo temos que ter felicidade, amor , virudes e principalmente valores

  9. manoe andrade disse:

    qual a diferença entre justiça e injustiça na ética a nicômaco no livri V e porque a justiça é considerada a maior das virtudes no pensamento Aristotelico?

  10. lidia ribeiro disse:

    por favor preciso fazer um trab. sobre a bondade uma das virtudes de aris. n sou dessa aréa se alguém tiver dicas de onde posso encontrar material …ou fontes onde posso achar..
    obrigada!!!
    lidiaribeiro_26@hotmail.com

  11. zoneible disse:

    Aristóteles nos mostra a maneira de como buscar a felicidade. Para alcançar esta “tal felicidade’ é necessário que sejamos virtuosos. mas a felicidade é uma sensação autônoma.Somente nós,no íntimo é que podemos definir se somos felizes ou não, e tendo a felicidade como nossa companheira, é uma questão s”sui generis” . To be or not to be.

  12. Milena souza disse:

    pergunto.

    considerando as seguntes abordagens e conceituações de “justiça ” como posso compreende de forma clara que o homem justo será ao mesmo tempo quem observa a lei e quem respeita a igualdade. O justo, pois , é oque é conforme a lei e respeita a igualdade.

  13. Cairê Gonzaga disse:

    Carissimo,a partir de minhas leituras acerca de Aristóteles, tenho em mente segundo grandes teóricos da filosofia, que Nicômaco fora pai de aristóteles e não seu filho, e que sua ética seria uma homenagem a seu pai grande médico macedônio. Quanto a seu texto reflete com clareza acerca dessa grande obra, oxalá que muitas pessoas leiam e tenham contanto com essa rica e maravilhosa obra filósofica desse magno grego.Abraços fraternos, é muito bom ler essa obra Aristotélica, recomendo a todos!

  14. Cairê Gonzaga disse:

    ” Um amigo é uma alma em dois corpos” ( Aristóteles livro 8 do Ética a Nicômaco)

  15. raquel disse:

    felicidade e amizade, sao duas coisas necessaria para o ser humano,entao estamos sempre em busca dessa condiçao que a nossa razao nos permite adimitir que queremos precisamos e temos que ter,pois felicidade nao se enconta,pois a senssacao da felicida e apenas momentos….cabe a cada um determinar o tempo desses momentos.

  16. Felipe disse:

    Qual significado do titulo ??

    • webcorreia disse:

      Ola Felipe…
      O tiulo Ética a Nicomaco é uma alusão do escrito que visa dar uma lição de Ética, moral e vida ao filho Nicomaco…

      Nicomaco era o filho de Aristoteles…

  17. ronaldo disse:

    O tiulo Ética a Nicomaco é uma alusão do escrito que visa dar uma lição de Ética, moral e vida ao filho Nicomaco…

    Nicomaco era o filho de Aristoteles…

  18. Vagner disse:

    Pelo que entendi, parece-me que Aristóteles escreveu a obra Ética à Nicômaco para seu filho, no sentido de guiá-lo no caminho da felicidade. Ouvi dizer que na verdade ele dedicou essa obra à Nicômaco, pois o mesmo já teria morrido em batalha. Vocês tem alguma informação a respeito?

  19. Beatriz disse:

    Estou fazendo uma pesquisa para a aula de ética e cidadania organizacional,estudo na etec de Poá em técnico em administração.
    Eu gostaria de saber se esse livro(Ética a Nicômanco)Pode ser usado para pesquisa de ética nas profissôes?

  20. vera disse:

    1) Do que se trata o livro
    2) os conselhos sao direicionados a quem e porque?
    3) o que aristoteles chamado etica? o que tem a ver com a etica profissional do advogado?
    4) comente os principais temas tratados no livro dando sao opiniao sobre cada um.

  21. abilio correia disse:

    etica a nicomaco do livro VI fala sobre o que?

  22. Gisélia disse:

    Nicómano era o nome do filho de Aristóteles mas não era também o nome de seu pai?

  23. Romifer disse:

    Gostei muito dessa idéia de procurar ler algum livro interesante realmente
    principalmente um livro filosófico de ética pra mim é uma paixão a busca do
    conhecimento……….

  24. Dilce Monteiro disse:

    Só vim compartilhar minha alegria em dizer que o Livro mudou a minha vida, isso que é História da educação! Adoro ♥

  25. Jefferson disse:

    alguem poderia me dizer sobre o que fala o todo da obra “ética a nicômaco”e qual o fundamento que ele quer passar

  26. Jose da Silva disse:

    A felicidade eh encontrada nas pequenas coisas: Uma pequena casa em Ibis, Um pequeno anel de diamante rosa, uma pequena Ferrari e para criar uma exceção, uma grande mulher!

  27. Murilo disse:

    Para Aristóteles, em seu livro Ética a Nicômaco, o que significava verdade e evidência na ética?

  28. Juscélia disse:

    Nicômaco foi pai de Aristóteles…..

  29. Franklin Cunha disse:

    Webcorreia, obrigado pela sua paciência em meio aos insistentes. Seu pensamento em ação de escrita foi intencionalmente para o filho, senão, total falta de ética seria para época ensinar ética ao seu pai.

  30. Junior disse:

    Nossa quanta gente ignorante e semiaculturadas, que tal ler vez ou outra na vida, como ja dito, Nicomaco era seu filho, cujo nome era o mesmo de seu Pai, nao precisa ler a obra para saber, apenas pesquisar, quaaaanta ignorancia

  31. Junior disse:

    Na realidade sua obra possui 10 livros, fazendo alusao aos 10 mandamentos biblicos, uma maneira de educar. Obra esta baseada em amizade, amor, bondade, justiça, equilíbrio, felicidade, liberdade ….. e nas entrelinhas, para os preguicosos de plantao, ele descreve tais valores para que seu filho possa TEMER, alem de conquistar essas virtudes

  32. webcorreia disse:

    COMENTARIOS PARA ESTE POST ESTÃO TEMPORARIAMENTE SUSPENSOS POR INVESTIGAÇÃO DE ABUSOS DE LINGUAGEM!

Os comentários estão desativados.

Artigos por Mês

Nossa Editora

Revista Sob Um Novo Olhar 2

Livro Filosofia & Educação

Radio Claretiana

CURSOS ONLINE

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 142 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: