Início » Resenha » A Fulga das Galinhas

A Fulga das Galinhas

A Fuga das Galinhas e O Mito da Caverna

Embora pareça ser apenas um simples desenho, o filme a fuga das galinhas tem um conteúdo filosófico a nos passar, porque o filme trata de galinhas que vivem em uma situação de alienação em uma granja, na qual elas precisam botar ovos eaquelas que não botam são mortas.

As galinhas tentam fugir, mas todas as tentativas são frustradas, porque muitas tem medo deserem pegas e mortas por terem tentado fugir, ou então dos cachorros que fazem a vigilância da granja.

Elas tentam seorganizar para planejar a tão sonhada fugae são lideradas por uma companheira chamada Gingerque se sentiu indignada ao ver uma de suas amigas ser morta por não ter botado nenhum ovo. Ela então resolve que todas precisam fugir da granja para que não tenham o mesmo fim da companheira.

As galinhas fazem uma reunião e Ginger tenta convencer as amigas que fora da granja existe um mundo melhor, com liberdade e sem cercas, tentando mostrar para as amigas que as cercas não cercam só a granja, que elasestão nas nossas cabeças. Uma das companheiras diz que tudo o que Ginger disse é besteira e que elas nunca vão conseguir fugir, enquanto uma diz que as chances de fuga são uma entre 1 milhão. Ginger insiste e diz que então há uma chance.

De repente chega um galo voador e diz que mora na terra da liberdade, mas na verdade ele vive na mesma situação das galinhas só que em um circo. Da mesma forma que as galinhas, ele também quer liberdade, porquenão quer continuar vivendo em um circo.

Após muitas tentativas frustradas, as galinhas fazem um avião e conseguem fugir. Partindo da história retratada pelo filme, podemos fazer uma análise filosófica comparando à Alegoria da Caverna, na qual os prisioneiros estão ali desde a infância e não sabem nada sobre o mundo exterior à caverna. No caso do filme, podemos dizer que a granja é a caverna pois as galinhas vivem em uma situação de aprisionamento, mas a diferença é que elas querem fugir, e os prisioneiros da Alegoria da Caverna não querem fugir, porque a vida da caverna écômoda.

No que diz respeito às correntes queaprisionam os homens da caverna no filme elas podem ser simbolizadas pelo muro que impede as galinhas de ver o que se passa no mundo fora da granja. Isso faz que elas pensem em uma realidade exterior semelhante à vida alienada que levam. Da mesma forma que os prisioneiros da caverna pensam que aquilo que eles notam na caverna é a realidade exterior.

Na Alegoria da Caverna, nós temos um prisioneiro que se liberta , volta para libertar os companheiros e é morto porque os prisioneiros não acreditaram naquilo que ele disse sobre a realidade exterior, o mundo das idéias, o mundo supra-sensível, o mundo metafísico. A esse prisioneiro nós chamamos de filósofo, porque ele deixou a amarras do senso comum em busca do conhecimento verdadeiro. E a essa busca nós chamamos de Filosofia. No filme, esse filósofo pode ser representado na personagem de Ginger, a galinha que sente-se indignada com a vida alienada da granja ao ver uma amiga morrer e resolve fugir e libertar as companheiras. A atitude de Ginger é semelhante à do filósofo, que quer libertar-se do mundo de respostas prontas do senso comum para ir em busca de uma realidadediferente, para buscar respostas mais concretas para as coisas. E o instrumento para essa busca é a apaixonante Filosofia, que nos instiga a procurar cada vez mais o conhecimento. A diferença entre a galinha Ginger e o prisioneiro da caverna que se liberta é que ela não foi morta pelas companheiras, que acreditaram na fuga e saíram da vida alienada que levavam.

Enfim, podemos concluir que o filme a fuga das galinhas tem um conteúdo filosófico a nos passar, porque muitas vezes nós nos assemelhamos às galinhas e vivemos acomodados diante da realidade e daquilo que o senso comum nos apresenta, ou seja, o mundo das respostas prontas, do comodismo é a nossa granja, cercada de preconceitos e de aparências, que absorvemos como verdades. Mas, graças à capacidade que temos de raciocinar e à Filosofia, podemos nos libertar do mundo das sombras, das aparências e das ilusões,contemplar a verdadee orientar as almas no caminho certo, porque a luz cada uma tem, basta ser orientada no caminho certo.

______
Texto: Danilo Freire
(Graduado em Filosofia) UNIFAI 

About these ads

2 Comentários

  1. sara disse:

    gostei muitoa da sua análise.

  2. Gabriele disse:

    Adorei a analise professor. Estou assistindo esse filme na escola para poder chegar a conclusão que esta exatamente exposta no texto.

    Obrigadaa.
    Muito bom!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Artigos por Mês

Nossa Editora

Revista Sob Um Novo Olhar 2

Livro Filosofia & Educação

Radio Claretiana

CURSOS ONLINE

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 142 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: